Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 24.11.22

Necci | As Deliciosas Panquecas Toscanas de Castanha com Queijo e Mel

fullsizeoutput_717a

Peça fundamental no património culinário da Toscana e um alimento básico disponível em toda a região, a farinha de castanha é tipicamente produzida nas áreas montanhosas e florestais da Lunigiana e da Garfagnana, onde abundam os castanheiros e onde as castanhas ainda são secas e moídas usando métodos tradicionais e práticas consagradas pelo tempo.

É usada numa variedade de pratos, desde massas a pães, passando por petiscos e por doces como as necci — panquecas feitas com nada mais do que farinha de castanha e água, e depois recheadas com queijo ricotta adoçado com mel.

Estas saborosas panquecas podem ser servidas no pequeno almoço, no lanche ou como sobremesa.

INGREDIENTES

275 g de farinha de castanha
250 ml de água
2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem, mais um pouco para untar a frigideira
Queijo Ricotta

PREPARAÇÃO

Numa tigela grande, misture a farinha com a água e o azeite para obter uma massa lisa e grossa (não deve ficar muito líquida, ajuste as quantidades de farinha e água se estiver muito líquida ou muito densa)

Aqueça uma gota de azeite numa frigideira em fogo médio. Adicione algumas colheres da massa e incline a panela para espalhar uniformemente.

Cozinhe até ver que o topo da necci parece seco — por cerca de 2 minutos. Vire e cozinhe do outro lado por mais 1 minuto. Transfira para um prato e mantenha aquecido. Continue com o restante da massa, untando a frigideira entre cada adição de massa

Espalhe uma colher de queijo ricotta misturada com um pouco de mel em cada panqueca. Enrole ou dobre em quatro e sirva com mais um fio de mel por cima.

 

Receita retirada, com ligeiras adaptações, do site Great Italian Chefs

4 comentários

Comentar post