MYKONOS
Olá amigos viajantes!
Vocês sabiam que a Grécia tem mais de 6.000 ilhéus e ilhas das quais somente 227 são habitadas e apenas 78 possuem mais de 100 habitantes? É verdade, é muita coisa para conhecer 😀
Cada ilha grega tem algo diferente para oferecer e cada uma tem a sua própria personalidade, estilo de vida, tradições e costumes. Hoje vou falar um pouco de uma das minhas preferidas - Mykonos!
Ao chegar em Mykonos, é difícil imaginar que esta ilha já foi a mais árida e pobre das ilhas gregas.
Frequentemente referida como a "Capri' Grega por causa das suas belas praias ou a 'Ibiza' do Mar Egeu por causa do clima de permanente festa, Mykonos goza, por ano, de cerca de 300 dias de sol e tem uma temperatura média de 27 graus, por isso acho que era apenas uma questão de tempo até se transformar na ilha mais popular da Grécia para casas e hotéis de luxo.
Chora, o centro da vila de Mykonos é um dos melhores exemplos de arquitectura das Cíclades (ilhas que formam um círculo à volta da ilha sagrada de Delos) e é um labirinto de ruas e becos por onde vocês vão adorar perder-se.
Enquanto estiverem perdidos aproveitem para encontrar bons restaurantes, igrejas tradicionais, lojas de roupa, jóias e artesanato e ainda um pelicano chamado Petros, mascote da ilha.
Diz a lenda que há mais de 60 anos atrás, um pescador de Mykonos encontrou um pelicano ferido. Ele ficou com tanta pena do pobre pelicano que decidiu cuidar dele. Quando o pássaro recuperou a sua força o pescador resolveu libertá-lo mas, surpreendentemente, o pelicano não quis ir-se embora e fez de Mykonos a sua casa. Com o passar do tempo o Petros - nome com que baptizaram o pelicano - tornou-se o centro das atracções e uma celebridade na vila. Quando morreu toda a Mykonos entrou em luto e, segundo contam, foi Jackie Kennedy Onassis quem doou outro pelicano à ilha e criou a tradição de substituir o pelicano sempre que a mascote da vila morre.
Mykonos tem mais de 20 praias e a melhor maneira de as explorar todas é alugar uma scooter e fazer a volta à ilha
para descobrir qual é a que gostamos mais😃
A praia Agios Sostis, por exemplo, é uma das praias que só conseguimos descobrir desta maneira. Está entre as mais tranquilas e bonitas praias da ilha, talvez devido à sua localização (no norte-oeste da ilha) que é um pouco longe das praias mais populares do sul de Mykonos.
A praia é linda, um verdadeiro sonho mediterrânico, com águas azuis claras e areia macia, dá ideia que a qualquer momento vai sair do mar aquele Deus grego do anuncio da Dolce e Gabbanna Light Blue (meninas vocês sabem do que estou a falar certo? 😜) .
Não há qualquer transporte público para esta praia por isso para lá chegar os visitantes tem de ir de carro, ou motorizada e depois descer a pé por um pequeno caminho.
O passeio vale muito a pena, e como bónus, no caminho para a praia, ainda descobri um pequeno restaurante escondido - o Kiki's Tavern- (que depois me disseram ser um local muito conhecido) onde aconselho vivamente que parem para descansar e experimentar a deliciosa cozinha tradicional grega😋.
Restaurante simples, barato, com uma vista brutal e comida deliciosa
Agora amigos, se e há um local em Mykonos que vos vai fazer cair de amor pela ilha, esse lugar é Little Venice😍
Little Venice é um dos lugares mais românticos de toda a Ilha!
Este bairro cheio de casas pitorescas caiadas de branco, com varandas coloridas e literalmente situado na beira do azul mar Egeu tem um encanto muito especial e um pôr do sol maravilhoso!
Não admira por isso que Little Venice esteja hoje entre os bairros turísticos mais fotografados de toda a Europa.
Algumas das bonitas casas que pontilham a baía podem ser alugadas por turistas. Nunca lá fiquei mas deve ser uma experiência e tanto podermos sentar-nos com a nossa bebida favorita na varanda de uma dessas casas e ficar a observar as ondas a baterem nas rochas abaixo de nós, os moinhos de vento ao longe e a animação das gentes que enchem as ruas e os restaurantes do bairro.
Muitos artistas estabeleceram-se em Little Venice o que ajudou a criar a sua aura de magia, muitos deles nas suas obras de arte, gravuras e pinturas promoveram o bairro no resto do mundo.
Por aqui encontramos uma grande variedade de opções de entretenimento que vão desde as discotecas e bares da moda até galerias de arte com permanentes exposições de artistas locais.
10 coisas que não podem deixar de fazer em Mykonos:
- Visitar o Museu Arqueológico
- Explorar as diferentes praias da Ilha
- Vaguear por Little Venice
- Tirar fotografias aos famosos moinhos de vento da ilha
- Visitar a histórica igreja de Paraportiani
- "Mergulhar" na vida nocturna da ilha
- Visitar a Rarity Gallery (uma das melhores galerias de arte da cidade)
- Provar a cozinha grega local
- Fazer um cruzeiro até à ilha de Delos
- Visitar o museu do Mar Egeu
Já tiveram oportunidade de visitar as Ilhas Gregas? Se sim qual foi a vossa preferida?
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram ou no Facebook
Tchau!
Travellight