MORAY | O UMBIGO DA TERRA
Quando visitei o Peru houve um local no Vale Sagrado que me impressionou quase tanto quanto Machu Picchu - Moray.
Este sítio arqueológico único é um dos melhores exemplos, do engenho Inca e da grandeza do seu Império.
Os Incas eram especialistas em agricultura e Moray é um testemunho dessa perícia.
Diz-se que este local, com os seus enormes e perfeitos terraços circulares foi uma espécie de laboratório agrícola que permitiu aos Incas experimentarem diferentes tipos de culturas, fazer a domesticação de plantas silvestres e criar novas culturas híbridas que eram modificadas e adaptadas para o consumo humano.
O Peru é famoso pelas suas muitas variações de batata (mais de 2.000 segundo me disseram) quem sabe se muitas destas variações não foram criadas aqui.
Esta teoria é apoiada pelo facto de a profundidade, o desenho, e a orientação das depressões em relação ao vento e o sol criarem microclimas com uma diferença de temperatura de até 15 graus centígrados entre o topo e o fundo.
Outra característica fascinante de Moray é que os terraços nunca inundam, mesmo na estação das chuvas, que é bastante forte no Peru. Pensa-se que deve haver canais subterrâneos construídos para permitir o escoamento das águas.
De cima os terraços não parecem tão impressionantes mas assim que descemos e olhamos para cima percebemos a sua grandiosidade.
A descida não custou muito mas a subida... amigos, não vos digo nada! 😓
Moray está localizado a uma altitude de 3.500 metros, o que torna a respiração, para quem não está habituado a este tipo de altitudes, difícil. Eu tive de parar por várias vezes na subida para recuperar o fôlego.
Poucas pessoas estavam lá durante a minha visita o que tornou a experiência - fosse pela imensidão do espaço ou pelo silêncio do local - de algum modo mais grandiosa e quase espiritual.
Aliás Moray é considerado por alguns como uma espécie de "Umbigo da Terra", um local ideal para meditar, onde corpo e mente podem harmonizar-se com a energia electromagnética da Terra. De facto esta obra foi feita em tão perfeita harmonia com a natureza que não é muito díficil sentir paz aqui.
Gostei muito de visitar este local (um pouco) menos conhecido do Vale Sagrado dos Incas.
Tchau!
Travellight