MALMÖ
Olá amigos viajantes,
Recentemente passei um fim de semana na cidade Sueca de Malmö.
Malmö é a terceira maior cidade da Suécia e fica apenas a cerca de 35 minutos de Copenhaga. A partir da capital Dinamarquesa pode-se chegar lá facilmente de comboio.
Apesar de pequena, a cidade é encantadora, tem bastante vida e as suas praças estão cheias de agradáveis restaurantes e cafés.
Malmö fez parte, até meados do século XVII, da Dinamarca, por isso, grande parte da arquitectura da cidade mostra uma forte influência dinamarquesa.
É uma cidade fácil de visitar. A maioria das atracções turísticas da cidade estão a uma curta caminhada da estação ferroviária.
De entre as atracções que vale a pena ver está o Castelo.
Construído pelos dinamarqueses em 1530, o Castelo de Malmö já foi uma fortaleza, uma residência real e, até 1937, foi uma prisão.
Hoje funciona como museu e é o lugar ideal para descobrir a história de Malmö desde a idade da pedra até à actualidade.
O museu possui também uma bonita colecção de arte sueca e uma colecção de história natural com peixes vivos e répteis.
Outro ponto de interesse na cidade é o Museu Marítimo e Tecnológico que tem em exposição, entre outras coisas, um submarino U3 da época da Segunda Guerra Mundial, um caça Saab, carros históricos, caminhões e motocicletas.
A Praça Lilla Torg é um dos sítios mais agradáveis da cidade e está repleta de restaurantes e esplanadas.
Esta praça é datada do Séc. XVI e ainda tem edifícios da época que a embelezam e a tornam mais especial.
Na parte moderna de Malmö, encontramos o “Turning Torso” arranha-céus futurista projectado pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava considerado o edifício mais alto da Escandinávia, e o mais alto edifício residencial da União Europeia.
Na cidade também podemos fazer passeios de barco (os passeios custam 15 euros por pessoa).
O barco leva-nos ao longo dos canais e pontes da cidade enquanto um guia explica-nos mais sobre a história, monumentos e personalidades importantes de Malmö.
O passeio dura cerca de uma hora e permite ver a cidade de outra perspectiva.
No local de inicio do passeio existe uma pastelaria que serve entre outras coisas, bolos e panquecas com chantilly e doce. Eles convidam-nos a montar a nossa própria cesta de piquenique para comer durante o passeio turístico 😋 .
Gostei muito do fim de semana que passei aqui. A cidade tem uma atmosfera tranquila e relaxada que apreciei muito.
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Tchau!
Travellight