Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 19.08.24

Madrid: Cultura e Lazer num Roteiro de 3 dias pela Capital Espanhola

Vibrante e cosmopolita, Madrid, a capital espanhola, localizada no coração da Península Ibérica, é um  verdadeiro centro de cultura e lazer que abriga alguns dos museus e monumentos mais importantes da Europa, assim como belíssimos jardins e parques. A sua vida noturna é épica e o seu encanto lendário, talvez por isso quem a visita, quer sempre voltar.

19Foto: Parque del Retiro / Turismo de Espanha

Se o seu foco é a cultura, gosta de história e arquitetura e quer ver, ao vivo e a cores, algumas das mais importantes obras de artistas espanhóis e europeus, siga este roteiro de 3 dias que o leva a descobrir os melhores museus e monumentos da capital espanhola.

DIA 1 

Comece o seu passeio cultural em grande, reservando o primeiro dia para visitar três dos maiores museus de arte de Espanha — Prado, Reina Sofia e Thyssen Bornemisza. Ficam todos a poucos passos um do outro, localizados no designado “triângulo de ouro da arte”.

museodelpradoFoto: Museo del Prado / Turismo de Espanha

Descubra as obras clássicas de Goya, Velázquez, Rubens e Bosch no icónico Museu do Prado. Siga para o  Museu Reina Sofia para uma boa dose de arte moderna e conheça as extraordinárias obras de Salvador Dalí e Pablo Picasso. Descanse no Parque del Retiro e aproveite para almoçar depois de passear no deslumbrante jardim.

De tarde espreite uma das exposições temporárias da CaixaForum Madrid, um dos símbolos da cidade. Mesmo que não entre, admire por fora o edifício, que tem duas características destintas — o jardim vertical e um aparente estado de "levitação". 

Siga depois para o Museu Thyssen Bornemisza e aprecie a técnica de mestres como  Rubens, Caravaggio, Van Gogh Gauguin, Cezanne ou Edward Hopper.

Ao entardecer mergulhe na alma madrilena, explorando o Bairro de Malasaña.  A poucos minutos do centro da cidade, este bairro, com lindas varandas de ferro forjado, tem excelentes restaurantes contemporâneos ao lado de bares centenários onde pode terminar a noite.

DIA 2

No segundo dia comece por fazer uma visita guiada ao Palácio Real de Madrid, percorra as salas opulentas e aprenda mais sobre a história da família real espanhola. Aprecie a beleza arquitetônica dos edifícios da Gran Via e admire o Monumento a Cervantes e às suas imortais personagens D. Quixote e Sancho Pança, na Plaza de España.

32Foto: Monumento a Cervantes /Turismo de Espanha

Depois do almoço dirija-se  ao Museu de América que abriga antigas coleções de Arqueologia e Etnografia que abrangem um período que vai desde a pré-história americana até à atualidade.

A Casa-Museu Sorolla, localizado num palacete rodeado por um bonito jardim de estilo andaluz, também merece uma visita de quem aprecia arte e decoração de interiores pois, para além da coleção do artista Joaquín Sorolla, conserva grande parte da sua decoração original.

Termine o dia a assistir ao por do sol no Templo de Debod, um templo egípcio do século II que foi doado à Espanha na década de 1970.

Já de noite explore o Bairro de Chueca,  um bairro bem animado e gay-friendly, onde encontra bares de tapas, cafés acolhedores, restaurantes e vida noturna vibrante.

DIA 3

Comece o terceiro dia de manhã bem cedo, na Plaza Mayor, a principal praça de Madrid e daqui caminhe até a Puerta del Sol. Não deixe de fotografar a estátua do ”Urso e do Medronheiro”, que representa os elementos do escudo da cidade, antes de continuar até à  Puerto de Alcalá e depois até ao Palácio e Fonte das Cibeles — marco conhecido por todos que seguem o futebol espanhol, já que esta maravilhosa fonte é um símbolo dos adeptos da equipa de futebol Real Madrid e por aqui passam os festejos dos títulos desta equipa madrilena e das vitórias da Seleção Espanhola de Futebol.

21Foto: Fuente Cibeles /Turismo de Espanha

Almoce no Mercado de La Paz e de tarde conheça os maravilhosos jardins de Madrid. Dê um passeio pelo Real Jardim Botânico, pela  Quinta de Los Molinos (que na primavera ganha mais magia com as amendoeiras em flor) ou ainda pelo Jardín El Capricho.

Se tiver tempo e decidir ir um pouco mais longe, visite a Catedral de Almudena e a vizinha Real Basilica de San Francisco El Grande.

Na última noite divirta-se e dance na Calle Huertas, rua principal do Barrio de Las Letras, uma das melhores zonas de diversão nocturna da capital espahola. 

O Bairro de Las Letras tem bares e discotecas, algumas das quais ficam abertas a noite toda, e é marcado pela heterogeneidade de estilos, idades e hábitos de lazer. Neste bairro é muito fácil cada um  encontrar o seu lugar preferido. 

 

Artigo patrocinado pelo Turismo de Espanha e publicado originalmente no Sapo Viagens