Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sab | 15.07.23

Lugares no centro de Portugal para fugir das multidões

Para muitas pessoas, o verão é a melhor estação do ano para viajar, afinal o tempo é mais quente e as crianças têm férias escolares. Infelizmente, isso também significa que durante esta época os destinos mais populares são invadidos por hordas de turistas e quem gosta de paz e sossego pode ficar com as férias estragadas. Por sorte, há alternativas maravilhosas no Centro de Portugal que garantem a quem os visita, férias bem tranquilas, longe das multidões.

Pateira de Fermentelos 

Os dias mais quentes pedem praia, talvez um rio, mas, porque não também uma lagoa? 
No Centro de Portugal, há lagoas, como a Pateira de Fermentelos, que são uma ótima opção para quem gosta de natureza, caminhadas, birdwatching e desportos aquáticos.

A Pateira de Fermentelos, localizada na Região de Aveiro, também conhecida pelo bonito nome de “Lagoa Adormecida” é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica. É rica em fauna e flora e a sua Zona Húmida foi incluída na Rede Natura 2000, que protege os mais importantes ecossistemas europeus. Alberga várias espécies de aves como os maçaricos, o milhafre-preto e outros protegidos a nível nacional e internacional, o que é maravilhoso para quem gosta de observação de aves e de fotografar a natureza. A lontra, a toupeira de água e a rã ibérica são outras das espécies que podem ser observadas neste local.

Nos últimos anos a Lagoa foi objeto de diversas ações de conservação e proteção e foram criados percursos para passeios a pé, a cavalo ou de bicicleta. Instalou-se um parque de merendas e vários locais para observação de aves e de plantas, e ainda para a prática de pesca e de canoagem. A hospedagem também não é problema porque em Fermentelos, para além de outras opções de alojamento, localiza-se uma das estalagens mais icónicas do país — O Hotel Estalagem da Pateira.

51847742148_5a672616ce_bFoto: Travellight

Viseu

Viseu conquista-nos rapidamente com a sua história, monumentos, boa gente, boa comida e bom vinho. O que mais se pode pedir de um destino de férias?

Coisas para fazer não faltam na cidade de Viriato. Pode visitar a Sé Catedral e o Museu Nacional Grão Vasco; passear pela Rua Formosa, pela bonita Praça da República e pelo Parque do Fontelo e ainda visitar a grande Feira de São Mateus que decorre do início de agosto até meados de setembro.

Fazer a Rota dos Vinhos do Dão, para quem aprecia este néctar dos deuses, é obrigatório! Tem início no Solar do Vinho do Dão (ou antigo Paço Episcopal) e é uma das rotas mais sensoriais de Viseu. Se aprecia alta cozinha não deixe igualmente de fazer reserva no restaurante galardoado com uma estrela Michelin, Mesa de Lemos, e permita que o chef Diogo Rocha o guie numa viagem gastronómica inesquecível.

Os amantes do desporto também não ficam desapontados: podem percorrer a Ecopista do Dão — a maior ciclovia de Portugal. Fica localizada na antiga linha férrea do Dão (desativada em 1988) e é o local perfeito para descobrir paisagens de tirar o fôlego, antigas estações ferroviárias, pontes, os rios Dão e Paiva e até uma locomotiva a vapor.  A ciclovia começa na Rua Adelino Azevedo Pinto em Viseu e termina na estação ferroviária de Santa Comba Dão. Tem uma extensão de 49 km (98 km de ida e volta).

51435053704_da80ddab86_bFoto: Travellight

Manteigas

Manteigas, localizada no Parque Natural da Serra da Estrela é um destino deslumbrante que nos convida a acalmar, relaxar e desfrutar de algumas das melhores coisas que o nosso país tem para oferecer: natureza espetacular e boa gastronomia, com especial destaque para os queijos e enchidos.

“O coração da Serra da Estrela”, como também é conhecida Manteigas, tem um rico património cultural, mas a maior riqueza da região é indiscutivelmente o seu incrível património natural. Quem percorre as estreitas estradas de montanha é brindado a todo instante com paisagens inesquecíveis. As atrações são mais que muitas, mas podem destacar-se o Poço do Inferno - cascata que pela sua rara beleza e águas cristalinas transformou-se num ex-libris da Serra da Estrela; O Vale Glaciar do Zêzere - o maior vale de origem glaciar da Serra; A Torre - o segundo ponto mais alto de Portugal e o Covão da Ametade - um dos lugares mais belos da Serra da Estrela, que oferece a quem o visita, uma zona de lazer com estruturas de apoio essenciais: um parque de campismo aberto todo o ano, bar e balneários, parque de merendas e assadores.

Praias Fluviais da Serra da Lousã

A Serra da Lousã esconde nas suas colinas tesouros preciosos. Destacam-se as Aldeias do Xisto, que encantam todos quantos as visitam, e as praias fluviais, tão agradáveis nos dias quentes de verão.
As principais praias fluviais da Serra da Lousã são a Praia Fluvial da Senhora da Piedade, a Praia Fluvial da Bogueira e a Praia Fluvial da Senhora da Graça.

Praia Fluvial da Senhora da Piedade, localizada na ribeira de S. João, insere-se num cenário de incrível beleza natural onde não faltam recantos capazes de proporcionar aos visitantes momentos de descanso e paz.
O xisto é uma presença constante. Tudo à volta da praia é em xisto, incluindo a prancha de mergulho, com aproximadamente 1,75 metros de altura. Existe uma piscina natural menos profunda para que as crianças se refresquem e possam brincar à vontade e um bar com esplanada e vista fantástica sobre a serra e as Ermidas de Nossa Senhora da Piedade.

Praia Fluvial da Senhora da Graça, situada à entrada de Serpins, utiliza o rio Ceira para oferecer dias de ócio e banhos refrescantes, tanto no leito do rio como na piscina para crianças. O vale rodeado de floresta onde se insere a praia fluvial, proporciona aos que procuram férias mais dinâmicas, atividades como caminhadas, BTT, slide, rappel e canoagem — tudo ótimas formas de descobrir o rico património natural e construído da Serra da Lousã.

Praia Fluvial da Bogueira também nasce das águas do rio Ceira. Situada na localidade de Casal de Ermio acolhe os veraneantes e demais visitantes, nos seus passeios pelas Aldeias do Xisto do concelho e está pensada para famílias com crianças, tanto por ser vigiada, como pela piscina para os mais pequenos.

Todas estas praias foram galardoadas com a Bandeira Azul, são consideradas Praias Acessíveis, que permitem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e tem todas as infraestruturas de apoio necessárias ao bem-estar dos banhistas.

Lagoa da Ervedeira

Localizada na freguesia de Coimbrão, a norte do concelho de Leiria, a Lagoa da Ervedeira é mais um paraíso de paz, lazer e natureza que podemos encontrar no Centro de Portugal.

Local de excelência para veraneantes, a Lagoa tem 600 metros de extensão e 2 zonas, procuradas para fazer praia, pesca desportiva e outras atividades, como a canoagem. Esta lagoa de água doce, viu a sua paisagem afetada por incêndios florestais em 2018, mas agora encontra-se em franca reabilitação, permitindo o regresso da tranquilidade que a caracteriza. Tem um bar de apoio, parque de merendas e um passadiço de madeira.

Leve a sua família a este lugar de paz única, a menos de 30 quilómetros do centro de Leiria e aproveite para visitar também o centro histórico desta bonita cidade portuguesa. Deixe-se encantar com o seu castelo e ruas pitorescas e não se esqueça de provar uma brisa do lis!

Aldeia de Sarzedas

A Aldeia de Sarzedas, localizada na região da Beira Baixa é uma das 27 Aldeias do Xisto distribuídas pelo Centro de Portugal. De beleza ímpar, distingue-se pelos traços de cor que lhe marcam as fachadas do casario.

O seu Pelourinho, o Largo, as Igrejas e Capelas, sobressaem numa malha urbana com casas de belo traçado que atestam a presença marcante da História. No Alto de São Jacinto, junto à Igreja Matriz, o Campanário com a sua Torre Sineira – que ficou da antiga Igreja sobre o Outeiro – ergue-se solitário sobre a aldeia que ganhou um novo fôlego com a recuperação de alguns espaços comunitários como o Lavadouro e a Fonte da Vila. Ali perto, as ruínas do antigo castelo medieval, cujas origens remontam ao tempo do povoamento, no reinado de Sancho I, não deixam esquecer a antiguidade deste lugar especial e mágico, onde não pode deixar de provar as sarzedinhas — as tigeladas típicas desta aldeia.

Dornes

Mítica terra dos Templários, a pequena vila de Dornes está cheia de recantos e segredos por descobrir.
Situada a cerca de 10 km de Ferreira do Zêzere, numa enseada da Albufeira do Castelo do Bode, ajuda-nos com o seu pitoresco casario e tradições, a escapar da confusão urbana e a entrar num ritmo mais calmo, mais relaxado, onde tudo faz mais sentido e a vida recupera a sua beleza e cor.

A sua praia fluvial é um pequeno paraíso. É um excelente destino para amantes de desportos náuticos ou radicais. Entre as atividades oferecidas incluem-se vários percursos pedestres, BTT, passeios de barco, canoagem, ski aquático e mergulho (que permite explorar as antigas aldeias submersas aquando da construção da Barragem de Castelo do Bode).

Quem pretender algo mais tranquilo, basta aproveitar a paisagem envolvente, percorrer a passo lento as ruas da bonita vila ou simplesmente descansar nas margens do rio.

image00014Foto: Travellight

Lagoa de Óbidos

Com quase 7 km, a Lagoa de Óbidos é uma das mais belas Lagoas do Centro de Portugal. Faz fronteira entre os concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos, permitindo uma visita fácil a estas duas emblemáticas cidades portuguesas.

Esta lagoa é separada do mar por um cordão de dunas litorais, sendo considerado por muitos como um lugar ideal para a prática de desportos aquáticos, como kitesurf ou stand up paddle.

Para além da grande diversidade de aves, a apanha de moluscos bivalves – amêijoa, berbigão e mexilhão – assume um papel de destaque nesta região. Por isso, se visitar esta a zona, não deixe de experimentar alguns destes bivalves nos restaurantes locais, são deliciosos!

 

Artigo patrocinado pelo Turismo Centro e originalmente publicado no Sapo Viagens

 

2 comentários

Comentar post