Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 21.04.20

#LerPortugal

fullsizeoutput_47ff

Adorei a nova mensagem do Turismo de Portugal: “É tempo de #LerPortugal. A ideia é convidar os portugueses e o público internacional a conhecer mais sobre Portugal e sobre a sua literatura, num tempo em que não podemos sair de casa nem viajar fisicamente pelo país.

Procurar inspiração nos livros para mais tarde conhecer ou reencontrar paisagens e locais eleitos por escritores e poetas parece-me uma ideia maravilhosa!
Ler sobre um local que queremos visitar é uma boa maneira de preparar a viagem para depois aproveitar em pleno os lugares e perceber pormenores que de outra forma nos escapariam.

Podemos, por exemplo, voltar a viajar de Lisboa a Santarém com as “Viagens na Minha Terra” de Almeida Garrett, perceber porque é que o cenário idílico do Vale do Douro inspirou Alves Redol a escrever a trilogia Port- Wine (“Horizonte Cerrado”, “Os Homens e as Sombras” e “Vindima de Sangue”); Passear pela “Cidade e as Serras” descritas por Eça de Queiroz, descobrir os Açores d’ “As Ilhas Desconhecidas” de Raul Brandão e a poesia de Lisboa nas palavras de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Podemos prosseguir a “Viagem a Portugal” com Saramago e continuar com Yann Martel ("As Altas Montanhas de Portugal"); Antonio Tabucchi ("Afirma Pereira"); Pascal Mercier ("Comboio Nocturno para Lisboa") e tantos, tantos, outros…

Os livros são memórias, são sentimento, mas também são conhecimento, ideias e mundos novos. Viagens imaginárias que neste estranho tempo de confinamento forçado, nos podem transportar para outros lugares, outros tempos e diferentes realidades.

Por isso vamos ler e planear as nossas futuras visitas aos quatro cantos de Portugal!

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.