Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 21.12.20

Lapónia | A mágica terra do Pai Natal

A Lapónia é famosa por ser a residência "oficial" do Pai Natal e um dos melhores lugares do planeta para se ver a aurora boreal, mas esta tundra gelada de beleza surreal, localizada na parte mais ao norte da Finlândia, próxima do círculo polar ártico, esconde, sob a sua espessa camada de neve, muitos outros encantos e surpresas.

fullsizeoutput_5494

Toda a magia começa depois de uma curta viagem de avião (de cerca de uma hora) de Helsínquia para Rovaniemi, a bonita capital da Lapónia. É possível viajar também de comboio, mas o trajeto leva quase 8 horas (ou mais) e tem de se fazer um transbordo em Oulu.

Rovaniemi é a base perfeita para explorar toda a região e ver uma das principais atrações locais — A casa do Pai Natal! Na cidade existem muitos alojamentos disponíveis, com diferentes preços, tanto no centro como nas suas proximidades e é possível marcar todo o tipo de atividades a partir daqui: snowmobile, passeios de trenó, observação de aurora boreal, visita a quintas onde são criadas renas e cães da raça husky, safaris na neve...

Se reservarmos os passeios com a Lapland Safaris, por exemplo, eles emprestam-nos gratuitamente um macacão ártico, luvas e até as botas de neve, tudo artigos absolutamente essenciais para enfrentar o intenso frio que se faz sentir, principalmente no inverno, durante uma estadia em Rovaniemi.

Segundo o folclore finlandês, o habitante mais famoso de Rovaniemi — o Pai Natal — vive numa aldeia perto do centro, com a sua esposa e um exército de elfos que trabalha o ano inteiro para fabricar os brinquedos que na noite de Natal são entregues às crianças de todo o mundo, por isso obrigatoriamente, um dia inteiro, tem de ser reservado para o conhecer 😃.

A aldeia do “verdadeiro" Pai Natal fica a uma curta viagem de autocarro do centro da cidade. A entrada é gratuita e somos recebidos por música e iluminações de Natal. É difícil não ficar imediatamente conquistado  pelo ambiente animado e festivo. Melhor ainda é chegar à casa do Pai Natal num trenó de renas. É aquele tipo de experiência com que todos sonhamos quando somos miúdos!
Na aldeia, para além de conhecer o Pai Natal, podemos ainda visitar o seu escritório, visitar a cabana da Senhora Natal e o posto dos correios, onde nos podemos sentar e escrever um postal ou uma carta para enviar aos nossos amigos e família. Dizem-nos que se colocarmos a carta na caixa de correio vermelha ela será enviada mesmo no Natal.

Ali próximo fica o Santa Park, uma espécie de parque temático, dedicado a… conseguem adivinhar? Ao Pai Natal, é claro!
Os elfos apresentam um espetáculo acrobático divertido, há uma galeria com esculturas de gelo e workshops para crianças.

O Círculo Polar Ártico que atravessa a aldeia é outro ponto de interesse. Existe até uma linha, bem identificada que marca a latitude mais ao sul onde o sol pode permanecer continuamente abaixo ou acima do horizonte por 24 horas (fenómeno conhecido como “sol da meia-noite” no verão e “noite polar” ou“kaamos” no inverno. Depois de a atravessa podemos obter um certificado a confirmar o feito 😃.

Depois de nos cansarmos de brincar na neve, de andar de snowmobile ou no trenó de renas e de rir com os disparates dos elfos, podemos ir comer ao restaurante Kotahovi que tem uma bela lareira e está instalado numa cabana de madeira tradicional da Lapónia. A sopa de salmão com pão de centeio e a rena salteada com puré de batata são algumas das especialidades que podemos provar aqui.

lapland-trip-budgetfullsizeoutput_5499fairy-lightsfullsizeoutput_54a0

fullsizeoutput_54a6fullsizeoutput_54a7fullsizeoutput_54a8

Santa Claus Village in Rovaniemi, Finland.fullsizeoutput_549ffullsizeoutput_54ac

Visitar Rovaniemi permite-nos também mergulhar na floresta ártica e explorar as maravilhas naturais da Lapónia. Podemos ver as florestas geladas e os campos imensos cobertos de neve imaculada. Ir até Saariselka é uma boa opção. Fica a cerca de 3 horas de autocarro de Rovaniemi e tem muitas acomodações disponíveis, a diferentes preços. Destaco, pela sua originalidade, o Kakslauttanen Arctic Resort e o Wilderness Hotel Muotka & Igloos onde é possível dormir num igloo, bem quentinho, sob a aurora boreal.

No Kakslauttanen Arctic Resort, podemos experimentar outra tradição finlandesa — a sauna!

Correr para dentro de um buraco aberto no gelo, ou rebolar na neve depois do calor da sauna, não será para todos, mas vale a pena experimentar, pelo menos uma vez na vida.

Os safaris na neve, que ajudam a ter um vislumbre da vida do povo Sami (povo indígena que vive no extremo norte da Europa), são outra atividade imperdível e uma boa oportunidade de aprender um pouco sobre a cultura local. O guia conta histórias tradicionais, partilha técnicas de sobrevivência no gelo e no fim há até um autêntico jantar Sami, preparado numa fogueira e o calor de boas-vindas de uma cabana de madeira.

fullsizeoutput_54aefullsizeoutput_54b8fullsizeoutput_54b3

fullsizeoutput_54b1fullsizeoutput_54c0fullsizeoutput_54bbfullsizeoutput_54b087E919A3-112E-4771-B88B-DC1E432E9BD0photo-24

Quando chegar a hora de rir embora, não vale a pena voltar para Rovaniemi. O aeroporto de Ivalo fica perto de Saariselka e o Kakslauttanen Arctic Resort oferece transporte regular para este aeroporto de onde podemos apanhar o voo de regresso para Helsínquia.  

 

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Tchau!

Travellight

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.