Kugelhopf | Um bolo tradicional para acrescentar à sua mesa de Natal
Presença assídua nas mesas festivas de fim de ano na região francesa da Alsácia e na Alemanha, kugelhopf é um bolo tradicional maravilhosamente perfumado que combina os deliciosos sabores do limão, do rum, passas, amêndoas e manteiga.
“Kugelhupf”, também conhecido como “gugelhupf”, é um bolo muito antigo e tradicional, especialmente popular na Alemanha e França Alsaciana. O seu nome tem origem nas antigas palavras alemãs "gugel" (“capuz”) e "hupf" (“salto”) que se pensa corresponder ao formato do bolo e à ação ascendente (ou “salto”) provocado pelo fermento.
A origem da receita é controversa com alemães e franceses alsacianos a reivindicar para si a sua criação, mas o facto é que a primeira vez que apareceu escrita a receita foi em 1581, num livro alemão do chef Marx Rumpolt, chefe de cozinha do arcebispo de Mainz.
O Kugelhupf aparece muitas vezes à venda nos mercados tradicionais de Natal, mas também é fácil de preparar em casa. Veja aqui a receita.
INGREDIENTES
1 chávena de natas, levemente aquecidas
2 e 1/4 colheres (de chá) de fermento seco ativo
1/2 chávena de açúcar granulado
4 chávenas de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de sal
2/3 chávena de manteiga sem sal, à temperatura ambiente, cortada em pedaços
1/3 chávena de banha de porco (tradicionalmente usada e recomendada para obter a melhor textura, mas pode substituir por manteiga, se preferir)
5 gemas grandes, à temperatura ambiente
1 e 1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha
Raspas de um limão
3/4 chávena de combinação de passas pretas e passas douradas
1 colher (de sopa) de rum
1/3 chávena de amêndoas em lascas ou fatias
12 amêndoas inteiras descascadas (para descascar, coloque as amêndoas em água a ferver, deixe descansar por um minuto, escorra e esprema e as amêndoas entre os dedos para tirar a casca).
PREPARAÇÃO
Unte com manteiga uma forma de bolo.
Coloque as passas e o rum numa tigela pequena, misture bem e deixe as passas de molho por pelo menos uma hora ou durante a noite.
Coloque as natas mornas numa tigela ou chávena e misture o fermento junto com uma colher de sopa de açúcar. Deixe descansar por 10-15 minutos até ficar bem espumoso.
Na tigela grande da batedeira, com a batedeira em formato de pá, bata a manteiga, a banha (se optar por a usar) e o açúcar, até obter um creme claro e fofo. Adicione as raspas de limão e a baunilha e bata até incorporar. Adicione as gemas e bata igualmente até incorporar.
Adicione metade da mistura de farinha e fermento e misture. Adicione a metade restante da mistura de farinha e fermento e o sal e misture até incorporar. Assim que a mistura estiver homogénea, continue a amassar com a pá por 10 minutos, raspando as laterais conforme necessário. Se a mistura estiver muito seca, adicione um pouco mais de gema de ovo. Se estiver muito húmido, adicione um pouco mais de farinha. Cubra com película aderente de cozinha e coloque em local aquecido para levedar por até duas horas ou até dobrar de tamanho.
Estenda sobre uma superfície de trabalho limpa e anti-aderente. Pressione ou estenda para formar um retângulo com cerca de meio centímetro de espessura. Polvilhe uniformemente com as passas e as amêndoas. Enrole pelo lado mais largo. Junte as pontas para formar um círculo, pressionando as pontas uma contra a outra, e coloque-o na forma de bolo. Pressione suavemente para garantir que a massa fique espalhada uniformemente na assadeira.
Cubra novamente com película aderente de cozinha e coloque num local quente para levedar por cerca de mais uma hora ou até que a massa suba um pouco acima da forma.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º C.
Asse o kugelhopf até que esteja bem dourado e um palito inserido no meio saia limpo, cerca de 30-40 minutos. Deixe o bolo descansar na forma por 10 minutos e depois vire sobre uma grade para arrefecer completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Sirva imediatamente.
Receita adaptada do site Daring Gourmet