Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 01.08.22

Jordgubbstårta | O Bolo de Morango com que os suecos celebram o solstício de verão

fullsizeoutput_6c9b

Se querem saber como é o sabor do verão sueco tem de experimentar este bolo de morango, obrigatório nas mesas durante a celebração do "Midsommar" (solstício de verão) — um dos feriados mais amados do país.

Todos os anos, nos dias que antecedem o feriado, o custo dos morangos na Suécia tende a disparar, porque todos os procuram para fazer este bolo!

Um autêntico bolo de morango sueco é tão simples quanto espetacular. É essencialmente um pão de ló recheado com creme de baunilha e depois envolto em chantilly e morangos frescos — absolutamente delicioso!

INGREDIENTES:

Para o pão de ló:

4 ovos
140 g de açúcar mascavo
2 dl de farinha com fermento
25 g de manteiga derretida

Para o creme de baunilha:

6 gemas
6 dl natas
6 dl de leite
1 vagem de baunilha
3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (de sopa) de amido de milho

Para a cobertura

5 dl de natas batidas em chantilly
Morangos frescos
3 dl de nozes e amêndoas torradas e picadas (opcional)

PREPARAÇÃO:

Comece por fazer o pão de ló. Forre com papel vegetal ou unte e enfarinhe uma forma redonda com bordas removíveis (com cerca de 24 cm de diâmetro). Reserve.

Junte os ovos e o açúcar numa tigela que caiba numa panela com água. Leve a água a aquecer enquanto bate os ovos e o açúcar. Coloque a tigela na panela e continue a bater até a massa estar a cerca de 60°C (meça com um termómetro de cozinha). Retire a tigela da panela e continue a bater (ou misture na batedeira) em velocidade baixa até que a mistura arrefeça e você tenha uma massa bem fofa. Demora cerca de 10 minutos.

Adicione depois a farinha, 1/3 de cada vez, e misture, mexendo sempre de baixo para cima (use uma espátula). Por fim, junte a manteiga derretida na massa e mexa tudo bem.

Despeje a massa na forma de bolo e asse no forno a 180 ° C por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja firme. Deixe o bolo arrefecer completamente, solte as laterais da forma e reserve. Não tenha medo que o bolo fique seco (é ainda melhor se você o assar no dia anterior).

Prepare agora o creme de baunilha. Misture todos os ingredientes indicados numa panela (raspe as sementes da vagem de baunilha e adicione tanto as sementes como a vagem) e ferva em fogo médio enquanto mexe.
Ferva até que a mistura comece a engrossar e depois passe por uma peneira fina. Despeje o molho numa tigela e bata o molho até este arrefecer e ficar grosso. Para arrefecer mais rápido pode colocar a tigela dentro de outro recipiente com água fria.

Para montar o bolo, divida o pão de ló em três partes. (use uma faca longa e afiada).
Pegue primeiro a parte de baixo do pão de ló e espalhe uma camada de creme de baunilha. Adicione alguns morangos frescos, cortados em pedaços, por cima. Adicione outra parte do bolo e repita o processo. Coloque a camada superior do bolo em cima disso e adicione uma porção grande de chantilly. Espalhe sobre todo o bolo, cobrindo bem a parte superior e as laterais. Espalhe de seguida  os morangos (inteiros ou divididos em 2 ou 4 pedaços, dependendo do tamanho).
Se preferir pode ainda adicionar as nozes e as amêndoas torradas e picadas, por cima e nas laterais do bolo.

Está pronto a servir!

 

Receita retirada com algumas adaptações do site visit sweden

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.