Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 17.09.18

JAMAICA | A TERRA DA MADEIRA E DA ÁGUA

fullsizeoutput_2cdf.jpeg

 

Olá amigos viajantes!

 

Estou de volta depois de um pequeno intervalo. Andei perdida pela Jamaica e desliguei completamente do mundo, nada de internet, facebook ou blogs; só natureza e beleza 😃. (Devo confessar no entanto que não resisti a ir algumas vezes ao Instagram - receio que já seja um vicio muito grave 🙁)

 

Mas cá estou, para vos contar tudo sobre esta grande ilha que povoa a minha imaginação desde a primeira vez que ouvi Bob Marley cantar Three Little Birds.

 

A Jamaica é um lugar de calor, felicidade e aventura. Não é à toa que transformou-se num dos pontos turísticos mais populares das Caraíbas.

 

As suas praias, comida, música e cultura única, são algumas das razões que levam as pessoas a visitar e, com frequência a regressar, a esta bela ilha.

 

fullsizeoutput_2ce9.jpeg

 

Muitos não sabem que os primeiros habitantes desta região foram os Tainos. Eles chamavam a ilha de Xaymaca, uma palavra arawakana que significa “a terra da madeira e da água” ou “terra das nascentes”, nome que faz todo o sentido porque, até hoje, encontramos imensas nascentes e quedas de água no meio das florestas e montanhas Jamaicanas.

 

fullsizeoutput_2ce1.jpeg

 

A Jamaica é uma ilha multi-racial. Embora a composição étnica da ilha seja predominantemente Afro-descendente, a Jamaica é um país culturalmente diversificado. O lema da ilha é "Out of Many, One People", uma homenagem à história multirracial e multicultural da Jamaica.

 

Foi neste país que nasceu, na década de 1930, o movimento Rastafari, um movimento judaico-cristão criado por negros camponeses descendentes de africanos escravizados que combina o cristianismo protestante com o misticismo e uma consciência política pan-africana.
Hoje é considerada uma das religiões proeminentes na Jamaica e uma das maiores influências culturais deste país.

 

jamaica1.jpg

 

Um facto curioso e que poucos conhecem é a presença histórica de Portugueses na Jamaica.
Uma comunidade de Judeus Portugueses que fugiam da Inquisição, estableceu-se na ilha por volta de 1530 e deixou descendentes que até hoje mantém sobrenomes como de DeSouza, Carvalho, Nunes ou Furtado

 

A culinária Jamaicana é exótica e deliciosa e bastante condimentada também.  A Jamaica popularizou e apresentou ao mundo o Ackee and Saltfish, considerado o prato nacional da Jamaica. Ackee é uma fruta local (com sabor parecido à noz) que é refogada e depois servida com cebola, pimentão, tomate e bacalhau.

 

Ackee_and_Saltfish.jpg

 

É difícil uma pessoa aborrecer-se nesta ilha, porque há sempre imensas coisas que podemos fazer. Destaco 6 actividades a não perder:

 

1 -As praias

 

De de areia branca e águas cristalinas, muitas vezes localizadas junto a florestas exuberantes ou entre montanhas, as praias Jamaicanas são, na sua grande maioria, absolutamente espetaculares.


Não importa qual a área da ilha que visitamos, quase todas as cidades costeiras da Jamaica têm uma praia única e convidativa para receber-nos. Podemos caminhar ao longo da costa da famosa Seven Miles Beach ou explorar a costa rochosa da Cosmos Beach, por exemplo.

 

fullsizeoutput_2ceb.jpeg 

 

2- Assistir a shows de reggae ou de dancehall ao vivo 

 

Para quem não sabe dancehall é um estilo musical que nasceu no final dos anos 70 e que se caracteriza por ter um DJ ou um “MC-jay” que canta e produz as próprias batidas (riddim) a partir de canções reggae (ou outro género musical).


As danças de rua, são uma parte importante da cultura dancehall e é comum encontrar eventos onde este tipo de música é tocada.

 

fullsizeoutput_2ce3.jpeg

 

 

3- Fazer rafting

 

Podemos fazer rafting no Rio Grande ou no Rio Martha Brae. As jangadas de bambu que actualmente levam os turistas, foram usadas durante muito tempo para transportar bananas das plantações para Port Antonio, mas desde que o rafting foi popularizado pelo actor Errol Flynn nos anos 40, converteu-se numa das atracções principais da Jamaica.

 


4- Tomar banho nas maravilhosa cascatas e mergulhar em belas lagoas

Há muitas opções aqui, mas as mais famosas talvez sejam Dunn’s River Falls, em Ocho Rios, Reach Falls e a Blue Lagoon em Port Antonio.

 

jamaica5.jpgfullsizeoutput_2cf1.jpeg

 

5 - Visitar o Museu Bob Marley

 

Esta é a actividade indicada para quem quer conhecer mais sobre a história e a cultura Jamaicana.

 

fullsizeoutput_2cee.jpeg

 

6- Visitar o Barney's Hummingbird Garden

 

O Beija-Flor é o pássaro nacional da Jamaica e neste jardim podemos ver, fotografar e até alimentar estes lindos passarinhos. É uma experiência única!

 

fullsizeoutput_2cef.jpeg

 

O Beija Flor é o pássaro nacional da Jamaica e neste jardim podemos ver, fotografar e até alimentar estes lindos passarinhos. É uma experiência única!

 

Tchau!
Travellight

7 comentários

Comentar post