Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 15.02.24

Já ouviu falar da Praia de Egremni? É uma das mais deslumbrantes praias da Grécia  

Famosa pelas suas águas azul turquesa, areias douradas e imponentes falésias, Egremni é uma praia deslumbrante localizada na encantadora ilha grega de Lefkada, no coração do Mar Jónico.

158bc11d2d64cd2d68c0e607c592-1661914.jpg!dFoto: PxHere

A Praia de Egremni  ainda é largamente desconhecida pelos turistas que todos os anos “invadem” a Grécia e por isso mantém a sua aura de oásis majestoso e selvagem onde os fantásticos tons de azul turquesa do mar se misturam com o azul celeste do céu e dão vida a um dos cenários mais espetaculares do país.

Durante muitos anos alcançar a praia de Egremni implicava descer por um sem número de escadas íngremes talhadas na falésia. Porém, em 2015, um forte terremoto e algumas réplicas provocaram um deslizamento de terra que destruiu grande parte dessa escadaria e a praia passou a ser  acessível apenas por mar. Continuou dessa forma até ao início de 2021 quando as autoridades locais reconstruiram a escadaria de 347 degraus em madeira e devolveram ao visitante a experiência emocionante (e árdua) de conquistar este paraíso escondido. 

Descer e depois subir as escadas, especialmente nas horas de maior calor é difícil e talvez não seja adequado para todos.  O acesso pelo mar continua a existir e a ser o mais simples e seguro meio de chegar à praia.

Muitos operadores turísticos da região organizam passeios de barco, de um dia, a partir das ilhas vizinhas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de apreciar a vista das falésias, mergulhar nas águas límpidas e desembarcar nesta costa intocada. 

Na praia também existe um pequeno bar onde se pode comer e alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras. 

Apesar dos difíceis acessos, a Praia de Egremni é um ícone da beleza natural da ilha de Lefkada, um recanto do paraíso que exerce um fascínio incomparável em quem o visita.

5973820233_bcd8f0d5b9_hFoto: gichristof - https://www.flickr.com/photos/gichristof/

Egremni_beach_SF_0003Foto: Wikimedia Commons / Stefan Fussan  - https://commons.wikimedia.org/wiki/User:DerFussi

Egremni_beach_SF_0001Foto: Wikimedia Commons / Stefan Fussan  - https://commons.wikimedia.org/wiki/User:DerFussi

Egremni_beach_SF_0002Foto: Wikimedia Commons / Stefan Fussan  - https://commons.wikimedia.org/wiki/User:DerFussi

Como visitar

A ilha de Lefkada não possui aeroporto, mas a região vizinha de Preveza tem o Aeroporto de Aktion. Também não há voos do Aeroporto Internacional de Atenas para o Aeroporto Nacional de Aktion, mas o Aeroporto de Aktion recebe voos de Corfu, Zakynthos, Cefalonia e Creta. 

De Preveza, pode-se chegar facilmente a Lefkada de autocarro ou táxi, já que a ilha está ligada ao continente por uma ponte.

Também é possível chegar a Lefkada de ferry saindo de Ítaca, Cefalonia e Meganisi.

Os ferries chegam ao porto de Nidri ou de Vassiliki e a partir daqui existem duas maneiras de visitar a Praia de Egremni. A primeira é de carro e a segunda é de barco.

Se optar pelo carro terá de descer e subir as escadas, mas também terá todo o tempo que quiser na praia. Se for de barco, num dos passeios organizados pelos operadores turísticos da região, terá menos tempo para aproveitar o mar e o areal, já que estas excursões costumam incluir outras atrações como o Porto Katsiki e as três ilhas de Onassis. Os passeios de barco para Egremni partem do porto de Vasiliki pela manhã. Há também alguns que partem do porto de Nidri. 

Se escolher antes o barco-táxi Agiofili ou um cruzeiro expresso com o Ionian Princess. que partem igualmente do porto de Vasiliki, também terá mais tempo para aproveitar a praia. O agradável passeio até Egremni leva 50 minutos.

 

Sigam a página de Instagram do The Travellight World  para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo.