Hotel Vila Galé | Braga
Fotos: Travellight
Recentemente tive o privilégio de ficar hospedada no Hotel Vila Galé Braga e hoje partilho convosco a experiência.
Inaugurado à poucos meses, o Hotel Vila Galé Braga fica situado no edifico do antigo hospital de São Marcos, bem no centro da cidade, numa das suas praças mais bonitas e a menos de 5 minutos da Sé Catedral.
Sendo um edifício histórico, com um passado de mais de 5 séculos, o hotel consegue transformar-se por si só num destino de visita.
O lugar que agora alberga o hotel é um imóvel de interesse público, datado de 1508.
Segundo me disseram, inicialmente existia aqui uma ermida dedicada a São Marcos e um convento templário que depois foi entregue à Santa Casa da Misericórdia de Braga e convertido num Hospital.
O Hospital de São Marcos funcionou neste local até 2011, altura em que passou para novas instalações.
O edifício ficou abandonado por cinco anos até o grupo Vila Galé “pegar” nele e começar a trabalhar na sua requalificação com vista à exploração hoteleira.
Do que pude testemunhar, o trabalho de reabilitação efectuado foi notável. A vertente histórica e arquitectónica do edifício foi respeitada, mantendo a estrutura existente e recuperando alguns elementos como os tectos abobadados originais e os claustros.
O conforto e a modernidade não foram esquecidos e conjugam-se perfeitamente com os aspectos históricos do lugar e com o conceito que serve de base à sua decoração interior: A Fundação de Portugal.
O quarto onde fiquei hospedada era espaçoso, confortável e moderno, ainda que básico na decoração.
A casa de banho era linda, tinha um bom chuveiro e os produtos de higiene oferecidos eram de boa qualidade.
O espaço tem ainda um elevador panorâmico, três piscinas (uma das quais é interior e aquecida), dois restaurantes (Fundação e Bracara Augusta), um bar, um spa e um belíssimo jardim interior.
O pequeno almoço, servido em buffet, é muito bom e tem produtos de qualidade.
A equipa é no geral simpática, profissional e muito prestável.
O Hotel oferece estacionamento privado e gratuito, mas atenção que tem poucos lugares. Se houver muitos hospedes é possível que não consigam estacionar…
Em conclusão, achei o Vila Galé Braga um excelente hotel onde dá vontade de regressar, até porque Braga está uma cidade cada vez mais bonita 😊.
Tchau!
Travellight