Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 02.07.20

Hotel Torel Avantgard | Porto

fullsizeoutput_4b66

O Hotel Torel Avantgard abriu portas em 2017 e rapidamente estabeleceu-se como um dos hotéis mais procurados da cidade do Porto.

Eu ainda não tinha tido oportunidade de conhecer este hotel, mas na minha última visita à Invicta, um acaso levou-me até lá: Tinha reservado um quarto no Torel Palace Porto, mas o hotel não abriu (consequência do covid…) e a minha reserva foi mudada para o Avantgard.

Apesar da localização ser um pouco menos conveniente para mim (eu queria ficar perto da estação de São Bento), não fiquei nada desapontada, nem podia. Um hotel onde o bom serviço, design e arte, andam de mãos dadas, só podia me agradar.

O projecto, criado em colaboração com os artistas portugueses Jorge Curval, Frederico Draw, Daniel Eime e Paulo Neves (todos do Porto), foi buscar inspiração ao mundo das artes plásticas, literatura, ciência e música, e a artistas de vanguarda, que vão desde Frida Khalo, August Rodin, Francis Bacon e Alberto Giacometti, a Amadeo De Souza-Cardoso e Nina Simone.

A designer de interiores, Isabel Sá Nogueira, foi a responsável pela decoração  das áreas comuns do hotel, que combinam o melhor de Portugal com arte moderna e design contemporâneo.

Tal como os artistas de vanguarda, os proprietários quiseram criar algo único onde a arte não é apenas um elemento de decoração, mas a protagonista do lugar. Cada quarto tem o nome de um pintor, escritor, designer ou músico e é decorado para refletir a personalidade e o trabalho desse artista. Tudo, desde os móveis, à iluminação, à roupa de cama, foi projetado e fabricado em Portugal.

Eu fiquei na suite August Rodin, um quarto espaçoso e elegante, onde o aconchego e o calor não são sacrificados pelo design. Duas pequenas varandas, com vistas para a cidade e para o rio Douro acrescentavam charme e tornavam o pequeno almoço, servido no quarto, ainda mais delicioso.

fullsizeoutput_4b7afullsizeoutput_4b69

fullsizeoutput_4b6c

fullsizeoutput_4b7efullsizeoutput_4b79

fullsizeoutput_4b80

Nas áreas comuns, chama a atenção a exuberante e extremamente cénica, sala das flores, que funciona também como bar, e inclui um teto e paredes cobertas de flores artificiais. A sua opulência contrasta com a sobriedade do restaurante Digby, que tem um terraço maravilhoso com vistas impressionantes sobre o rio e é  perfeito para um cocktail no inicio da noite.

O nome do restaurante é uma homenagem a Sir Kenelm Digby, um diplomata, politico e filósofo inglês do século XVII, que se destacou, entre outras coisas,  pela publicação de um livro de culinária que hoje continua a ser uma referência, e pela invenção da moderna garrafa de vinho.

O menu do Digby, apesar de (agora) limitado, ainda oferece algumas opções deliciosas para um jantar inesquecível.

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c5d9

fullsizeoutput_4b74fullsizeoutput_4b5b

Outro destaque do Torel Avantgard é a piscina externa com vista para o rio. Numa manhã ensolarada, é o lugar ideal para relaxar. A ocupação do hotel estava em valores mínimos por isso pude usufruir da piscina com toda a paz e tranquilidade.

O hotel também tem um pequeno ginásio e um SPA, mas na altura em que estive no Avantgard, estava encerrado.

fullsizeoutput_4b63fullsizeoutput_4b8efullsizeoutput_4b90

Uma última palavra vai para todos os cuidados e preocupação com a saúde e higiene que presenciei durante a estadia: Todos os funcionários da receção e restaurante usavam máscara. As áreas públicas eram higienizadas com frequência e havia álcool gel na receção e na entrada do restaurante.

O Torel Avantgard tem o selo ”Clean & Safe” que distingue as empresas do setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus. 

7 comentários

Comentar post