Hotel Octant | Santiago do Cacém
Porquê escolher entre o litoral e o campo quando podemos ter tudo? Em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, é fácil usufruir do melhor dos dois mundos e o Hotel Octant, um hotel de design, perfeitamente integrado na natureza e com uma vista incrível para o centro histórico da cidade, ajuda a tornar tudo ainda mais prazeroso.
Fotos: Travellight e H. Borges
Quando entramos no Octant Santiago, podemos ficar um pouco confusos porque a receção parece estar integrada num restaurante. Há um longo balcão preto com bebidas, tábuas de madeira penduradas na parede de um lado, um expositor com artigos de cozinha e loiças e panelas de ferro do outro. Podia ser um bar ou um restaurante, mas na verdade é o lobby do Octant (antigo Santiago Hotel Cooking & Nature).
A componente gastronómica desta unidade hoteleira fica assim, imediatamente clara para todos os hóspedes.
Somos recebidos com simpatia e competência e no seguimento de um check-in rápido, somos acompanhados até ao nosso quarto.
A primeira impressão é muito boa: Quarto luminoso, grande, com uma decoração moderna e detalhes tradicionais. Muito clean and cosy, com tons claros em branco e azul e portas de vidro que abrem para um agradável terraço com uma vista maravilhosa para a pequena cidade de Santiago do Cacém.
Em cima da mesa, mais uma boa surpresa: Uma pequena garrafa de vinho e uma caixa recheada de coisas boas (queijo, pão, doce de pêssego). Pequenos detalhes que fazem o hóspede sentir-se especial :-)
Os hóspedes são desafiados a participar nos diversos workshops e a aprender com os chefs do hotel os segredos da cozinha, mas quem pretende outro tipo de atividade também não se dececiona. O Octant Santiago fica a cerca de 20 km das praias desertas e imaculadas da Costa Alentejana onde se pode praticar wind-surf, kite-surf, ciclismo ou fazer caminhadas.
A bela piscina, por seu lado, chama-nos para aquelas tardes quentes e preguiçosas em que só apetece ficar a descansar à sombra do chapéu de sol com uma bebida fresca na mão.
O jantar, no restaurante Terra, é inspirado nos produtos e nas formas de cozinhar tradicionais do Alentejo, onde o porco preto, o borrego, os queijos, o azeite e, claro, o pão, tem de marcar presença.
A lista de cocktails e mocktails também é boa.
O buffet de pequeno almoço é outro ponto alto, com produtos frescos e sabores tradicionais que ajudam qualquer um a ficar bem disposto para o resto do dia!
Gostei imenso da estadia no Octant Santiago. Recomendo muito!
Para mais inspiração, ideias para escapadinhas de fim de semana e hotéis em Portugal, sigam as minhas stories no Instagram
Tchau!
Travellight