Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 02.04.20

Hoi An | Vietnam

fullsizeoutput_471a

Hoi An, no Vietnam é uma das minhas melhores lembranças de viagem. De todos os lugares que visitei na vida, foi um dos que mais me marcou e tocou o coração.

É uma localidade pequena em tamanho, mas grande em beleza! O explorador português António de Faria, que ancorou no Porto de Da Nang em 1535, foi um dos primeiros ocidentais a escrever sobre esta bonita cidade pintada em tons de amarelo, com uma ponte japonesa, templos antigos e uma maravilhosa arquitetura colonial (chinesa e europeia). Não é por acaso que hoje, a bem preservada Hoi An está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Olhando com atenção para as fachadas das casas ainda conseguimos notar a influência portuguesa que vem dos tempos em que Hoi An era o porto mais importante da região.

Tendo viajado tanto, já não me devia surpreender por encontrar referências portuguesas em todos os cantos do mundo, mas às vezes ainda me impressiono, e isso enche-me de orgulho e alegria.

fullsizeoutput_471bfullsizeoutput_4720fullsizeoutput_4725fullsizeoutput_4723

O Mercado Central de Hoi An é uma mistura caótica de compradores, vendedores, aves de capoeira e viajantes curiosos. Vende-se de tudo, desde lanternas de seda, frutas e legumes, a pequenas lembranças e quadros. Até das margens do rio conseguimos ouvir o barulho e animação do mercado.

8006874583_845e090331_kfullsizeoutput_4721IMGP7712.jpg33413502470_503e61936e_b

Hoi An também é conhecido pelos seus alfaiates e pelas roupas feitas sob encomenda. Pela cidade há literalmente centenas de lojas que fazem roupa sob medida e a entregam em tempo recorde (segundo me disseram, modelos simples são entregues de um dia para o outro).
Basta escolher o fato ou vestido que mais gostamos e se o que está no manequim não nos servir, um alfaiate tira as nossas medidas e entrega-nos a roupa pronta no dia seguinte.

fullsizeoutput_4729

A gastronomia vietnamita é incrível e nesse aspeto Hoi An também não é exceção. Vários pratos tradicionais específicos desta cidade e fazem as delicias dos visitantes. É o caso do Mi Quang, do Cao Lau ou do Banh Xeo.
Algumas das melhores refeições que fiz no Vietnam foram nesta cidade!

maxresdefault.jpg

Um passeio ao entardecer, com a brisa quente a soprar por entre as palmeiras que ladeiam o rio, é o bastante para coloca um sorriso nos lábios de qualquer visitante.

O ritmo da cidade não abranda quando o sol se põe, e à noite há música e dança ao longo da frente ribeirinha…  Depois há aquilo que para mim foi o momento mais especial da minha visita a Hoi An. Aquele que eu vou guardar para sempre com carinho na minha memória — a tradicional cerimonia de pedir um desejo e colocar uma lanterna de papel com uma vela a flutuar no Rio Thu Bon.

Há muitas pessoas e crianças que vendem estas lanternas. Eu comprei a uma senhora idosa que me deu a entender que ainda não tinha vendido nenhuma naquela noite (acho que por já ter dificuldade de andar atrás dos turistas). Ela ficou tão contente com a minha compra que me abraçou forte e quis tirar uma fotografia comigo. Ela não falava bem Inglês por isso comunicamos mais por sinais do que por palavras, mas foi um momento muito bom!

D3Fb0t8XQAAexnd19797628_3oaB4

Fomos até ao rio e ela ensinou-me como devia de proceder para colocar a lanterna a flutuar.

No local onde estávamos as margens eram altas, por isso era preciso uma vara especial para o conseguir fazer.
Depois de ela me mostrar o processo, fiz o meu pedido e entreguei a lanterna ao rio. Fiquei a vê-la partir, no meio de uma centena de outras pequenas luzinhas, de outras tantas pessoas. Levava consigo a minha secreta esperança...
Lembro-me te ter sentido muita paz naquele momento.

LRG__DSC1948

Todos os meses, no dia de lua cheia, as luzes elétricas são desligadas e Hoi An fica iluminado apenas por lanternas de papel. Deve ser lindo!

Não tive a sorte de presenciar isto mas acredito que um dia vou voltar só para o ver 😊.

Tchau!

Travellight

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.