Hareeseh | O bolo de sêmola e amêndoas tradicional da Jordânia
Uma das muitas sobremesas árabes comuns e populares na Jordânia é o hareeseh, um doce feito com sêmola, iogurte e amêndoas. A sêmola é um derivado de cereais duros, como trigo e milho, que preserva, do ponto de vista nutricional, a parte mais rica do cereal. Ela fortalece o sistema imunológico, possui alto teor de vitaminas do complexo B (essenciais para o metabolismo) e até previne doenças cardiovasculares, por isso é um ingrediente que fica bem em qualquer cozinha.
O hareeseh tem mais ou menos o tamanho e a densidade de um brownie (embora não seja nada parecido no sabor) e pode ser servido como sobremesa após a refeição ou acompanhar o chá da tarde.
INGREDIENTES
1 kg e meio de sêmola de trigo
1 kg de açúcar (pode por menos se gostar de menos doce)
4 iogurtes naturais (500 g)
1,5 litros de água (geralmente o dobro da quantidade de iogurte)
1 colher (de sopa) de fermento em pó
Amêndoas descascadas e picadas finamente
Calda de açúcar
PREPARAÇÃO
Num recipiente grande, misture bem todos os ingredientes, menos as amêndoas e a calda de açúcar e deixe descansar por 8 horas (ou durante uma noite).
Espalhe a mistura numa forma retangular. A camada não deve ser muito grossa, deve ficar aproximadamente com 1,5 cm de espessura.
Cubra com uma camada de amêndoas picadas e asse no forno a 190ºC até ficar dourado.
Retire do forno e corte. Tradicionalmente, o hareeseh é cortado em quadrados ou em forma de diamante e cada pedaço é decorado com uma amêndoa inteira.
O hareeseh pode ser servido quente ou frio, com a calda de açúcar ao lado para quem gostar de acrescentar mais doce.
Receita tirada com adaptações do site www.dimasharif.com