Harbin | A Cidade Chinesa do Gelo
Harbin, a capital da província de Heilongjiang, no norte da China, é conhecida internacionalmente pela sua cultura de gelo e neve que atinge o expoente máximo no evento Harbin Ice and Snow World — um espetáculo raro que brinda o visitante com centenas de milhares de metros cúbicos de gelo e neve, transformados em casas, palácios, castelos, esculturas e muito mais.
Foto: Creative Commons Tracy Hunter
Em que data acontece o Harbin Ice and Snow Festival?
O Harbin Ice and Snow Festival é um evento anual que abre portas no final de dezembro e dura cerca de 2 meses, até ao final de fevereiro do próximo ano. Não há cerimónia de encerramento, o festival termina quando o gelo derrete, o que costuma acontecer em março.
A cerimónia de abertura oficial ocorre no inicio de janeiro, mas as esculturas de gelo e neve podem ser vistas pelo público a partir do final de dezembro. As exposições e entretenimento tem lugar principalmente no Ice and Snow World, o maior local de eventos em Harbin e incluem atividades e atrações como escalada, patinagem, esqui, labirintos, lutas de neve, shows temáticos com dança, magia, comédia, acrobacias, etc, tudo é claro, no gelo!
O Ice and Snow World inclui ainda super slides gelados — oito escorregas de gelo de diferentes tamanhos, o mais longo com 300 metros!
Ver esta publicação no Instagram
Qual é a melhor altura para visitar?
Harbin escurece por volta das 16h00 no inverno por isso a melhor hora para entrar no mundo do gelo é por volta das 15h00 para apreciar as esculturas de gelo transparentes e brilhantes durante o dia, logo seguidas pelas cores deslumbrantes e efeitos de luz à noite. Recomenda-se não passar mais de 4 horas dentro do mundo gelado, pois é realmente frio e as temperaturas atingem graus negativos bem abaixo de zero, especialmente após o pôr do sol.
Quem quiser ver as esculturas e edifícios a serem esculpidos deve visitar na época de Natal, quando tudo está ainda a ser preparado. Para participar das grandes comemorações, a cerimónia de abertura e a data de final de ano, que oferece um grande espetáculo de fogo de artifício, são melhores.
Fotos: Creative Commons Tracy Hunter
O que mais há para ver?
A Sun Island, ou a Exposição Internacional de Arte Escultura na Neve, é outro evento importante do Harbin Ice Festival. São quilómetros quadrados de esculturas de neve gigantes feitas por artistas de todo o mundo em exposição. Está aberto das 8h 00 às 17h00 e geralmente leva de 2 a 3 horas para se fazer uma visita completa. Ao contrário das esculturas de gelo, as esculturas de neve não são iluminadas à noite pelo que são melhor vistas à luz do sol.
O Parque Zhaolin é um mundo gelado dirigido às crianças mais pequenas. As esculturas de gelo são feitas principalmente por estudantes universitários ou jovens entusiastas de escultura. Mais de 300 esculturas de gelo são exibidas, incluindo lanternas de gelo iluminadas, figuras mágicas e animais que as crianças adoram.
Há ainda atividades divertidas para as crianças aproveitarem, como pequenos escorregas de gelo ou competições de escultura.
Ao contrário dos outros dois locais que cobram uma taxa de entrada relativamente alta de 280–330 yuans chineses por pessoa (38–45 EUR), o Zhaolin Park, que funciona das 9h às 21h, é gratuito.
Como visitar
A reserva online oficial está aberta apenas a viajantes domésticos com um Bilhete de Identidade de Residente. Portadores de passaporte estrangeiro podem habitualmente comprar um bilhete à chegada, mas em virtude da China continuar com restrições COVID-19, este ano isso ainda não vai ser possível, por isso se sonham visitar este fantástico e surreal reino gelado, o melhor é planear a viagem para 2023/2024.
Ver esta publicação no Instagram