Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 27.10.21

Grand House - Relais & Chateaux, um hotel único no Algarve

O Grand House é uma propriedade completamente diferente daquilo que estava habituada a ver no Algarve. É um hotel de charme, elegante, cheio de detalhes da Belle Époque, com uma enorme escadaria, molduras ornamentadas e lustres de cristal.

Podia ser um hotel de luxo em Nice ou em Monte-Carlo, mas fica em Vila Real de Santo António, virado para o Guadiana, na avenida principal da cidade.

fullsizeoutput_604dFoto: Grand House

A história do Grand House não é nova, na verdade tem quase um século de existência. O bonito edifício que o abriga foi mandado construir em 1926 pela família Ramirez, que fez fortuna com a indústria conserveira.

Nessa época Vila Real de Santo António era um polo importante desta indústria (especialmente na vertente dedicada à transformação do atum) e a família Ramirez que era um nome grande neste negócio. Quando se soube que Sevilha ia receber a Exposição Mundial de 1929, a família decidiu apostar na proximidade de VRSA com a cidade da exposição internacional e investir num hotel. O objetivo era servir clientes que vinham de fora e angariar alguns turistas do evento espanhol. Nasceu assim o hotel mais antigo do Algarve e o primeiro grande hotel a sul do Tejo — o Grand Hotel Guadiana.

Teve os seus dias de glória, mas depois caiu gradualmente em declínio e passou por diversas gerências até finalmente fechar e entrar em ruína.

As extensas obras de remodelação do edifício desenhado pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi começaram em 2015 e os resultados estão à vista no Grand House. Toda a atmosfera é incrivelmente romântica. A decoração do estúdio de design de interiores White & Kaki parece saída de um cenário dos livros de Agatha Cristhie com as suas madeiras coloniais, bonitas cómodas, cortinados, cerâmicas, litografias em preto e branco, mapas a revestir as paredes e grandes ventoinhas no tecto…

Logo na entrada encontramos um enorme Teddy Bear. Inusitado, mas tão bom!

fullsizeoutput_6053fullsizeoutput_6054

As funcionárias da receção são muito simpáticas e sempre disponíveis para resolver qualquer problema. Após o rápido check-in, somos levados numa visita guiada pelos espaços da propriedade e ficamos a conhecer a "Grand", a adorável cadela, mascote do hotel.

fullsizeoutput_604efullsizeoutput_6057Collage_Fotor1fullsizeoutput_6032fullsizeoutput_603aFotos: Travellight

O quarto em que fiquei hospedada era pequeno, mas muito confortável e estava elegantemente decorado com cores suaves e detalhes de design colonial. Tinha as habituais comodidades de um hotel cinco estrelas: minibar, cofre, roupões de banho, águas e fruta gratuitas, mas também uma garrafinha de xarope de verbena e  um smartphone que os hóspedes podem utilizar durante a sua estadia. 

Os produtos de higiene pessoal eram da marca 8950 — uma linha de amenities produzida a partir de matérias-primas 100% nacionais e naturais (8950 é o código postal de Castro Marim, o local que está na origem da marca).

A preocupação de escolher a qualidade e aquilo que é autenticamente português, parece ser uma preocupação real neste hotel que respira luxo.

fullsizeoutput_6058

fullsizeoutput_6059

O restaurante Grand Salon é maravilhoso, tanto a nível gastronómico, como de ambiente.

A noite estava amena e agradável quando fui lá jantar, por isso as grandes janelas de estilo francês estavam abertas de par em par. A música e a vista para o rio Guadiana e para a marina tornou tudo ainda mais mágico e especial…

fullsizeoutput_6061

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_11dad

No regresso ao quarto, mais uma boa surpresa: uma garrafa com limoncello caseiro, preparado pelo bartender do hotel.

fullsizeoutput_6033

O pequeno-almoço, servido no mesmo espaço, também não desilude, com uma boa seleção do que de melhor se faz na região, de queijos a doces, passando por bolos e, claro, o pão. Podemos escolher da carta que tipo de ovos queremos (mexidos, estrelados, escalfados..) e outros produtos (bacon, cogumelos, tomates…).

fullsizeoutput_6034

O Grand Beach Club, a poucos minutos de distância é o lugar perfeito para relaxar e apanhar sol. Tem uma pequena piscina, um deck e um restaurante com deliciosos pratos mediterrâneos. com uma vista idílica para a foz do rio Guadiana,

Tem uma vibe contemporânea, com uma decoração descontraída e elegante, onde predominam os tons de azul e branco e, novamente, detalhes de design colonial.

fullsizeoutput_601dfullsizeoutput_6028fullsizeoutput_602cfullsizeoutput_6027fullsizeoutput_601f

fullsizeoutput_602e

Associado a este hotel há um outro projeto que ainda não abriu — o Grand Gallery, no emblemático edifício da Alfândega, a poucos metros do Grand House, e que acolherá, entre outras coisas, uma loja, um café ao estilo dos finais do século XIX, uma sala de exposições e um clube de vinhos e charutos.

Foi uma estadia maravilhosa. Recomendo muito este hotel!

Para mais ideias de onde ficar e inspiração para escapadinhas em Portugal, sigam-me no Instagram 

Tchau!
Travellight

6 comentários

Comentar post