Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 18.02.25

Gosta de citrinos? Então não pode perder este festival onde (quase) tudo é feito com limões

La Fête du Citron, ou Festival do Limão, é um dos eventos anuais mais animados, coloridos e esperados na cidade francesa de Menton. É o segundo evento mais popular da Riviera Francesa, logo depois do Carnaval de Nice, e atrai todos os anos mais de 200 mil visitantes de todo o mundo.

fete-du-citron-menton24Fotos: La Fète du Citron - https://www.fete-du-citron.com

Menton sempre foi um dos principais produtores de citrinos da Europa e La Fête du Citron é um evento espetacular onde cerca de 140 toneladas de frutas cítricas, nomeadamente limões, mas também laranjas,  são utilizadas para criar lindos carros alegóricos e instalações coloridos.

O Festival tem na sua origem uma exposição de 1929 no Hotel Riviera, que pretendia atrair visitantes para a cidade e festejar o facto de Menton ser, na altura, o principal produtor de limão do continente. A exposição fez tanto sucesso que no ano seguinte a festa saiu às ruas e tornou-se anual. Em 1934, foi oficialmente criado pelos cidadãos "La Fête du Citron", um evento que dura vários dias, com desfiles de carros alegóricos, uma Feira de Artesanato e um Festival das Orquídeas, com aromas incríveis.

Todos os anos La Fête du Citron — que em 2019 foi reconhecido pelo Ministério da Cultura e incluído no inventário do património cultural imaterial de França — tem um tema diferente e é organizado por mais de 400 pessoas que contribuem na criação de belos cenários e esculturas gigantescas, formadas por maravilhosas composições cítricas e florais, e depois instaladas nos Jardins Biovès.

Há também desfiles de moda noturnos e carros alegóricos cheios de frutas cítricas, além de dançarinos e grupos folclóricos, ao longo do Promenade du Soleil.

No final da festa todas as frutas cítricas são vendidas a preços muito baixos ou doadas.

fete-du-citron-menton6289eme_fete_du_citron_r_-_corso_des_fruits_d_or_18_89eme_fete_du_citron_-_exposition_des_motifs_d_agrumes_-_credit_ville_de_menton_8_fete-du-citron-menton31fete-du-citron-menton66fete-du-citron-menton78

Como e quando ir a Menton para assistir ao evento

A próxima edição do festival terá lugar de 28 de fevereiro a 5 de março de 2025.

O Aeroporto Internacional de Nice Côte d’Azur, localizado a 42 km de Menton, é o aeroporto mais próximo e oferece diversas opções de transporte (aluguer de automóveis, transporte público, táxis, etc.) para o centro da cidade.

Pode consultar mais informações sobre o evento no site oficial do festival.

 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram