Frittelle di San Martino | Os doces italianos do Dia de São Martinho
Em Portugal dizemos “São Martinho, Pão, castanhas e vinho”, já em Itália diz-se “per il giorno di San Martino una frittelle e un bicchiere di vino!” (para o dia de San Martino uma frittella e um copo de vinho!).
Diz-se que a receita de frittelle nasceu em homenagem a São Martinho que abdicou da sua capa, dividindo-a em dois pedaços para cobrir dois mendigos que passavam frio. Para lembrar as partes doadas da capa, são preparadas estas pequenas iguarias, que devem ser apreciadas quentes, acompanhadas por um copo de vinho e partilhadas em sinal de paz.
Os frittelle de San Martino, são uma receita típica da região siciliana de Ragusa. A receita é passada de geração em geração e cada família tem sua própria variante (há quem as faça com batata, maçã, recheio de creme, com pedacinhos de chocolate, etc..), mas a receita que partilho aqui, com passas e erva doce, é a mais tradicional.
Se quiserem servir algo original neste São Martinho, experimentem!
INGREDIENTES
250 g de farinha
250 ml de água morna (aprox.)
2 g de levedura de cerveja
30 g de passas
2 colheres (de sopa) de sementes de erva doce
1 pitada de sal
Açúcar q.b.
Óleo de amendoim
PREPARAÇÃO
Primeiro, mergulhe as passas em água fria por 10 minutos, depois retire e reserve.
Dissolva a levedura num pouco de água com uma pitada de açúcar. Junte tudo à farinha.
Neste ponto, acrescente uma pitada de sal e a restante da água, mexendo com uma colher de pau até a massa ficar bem macia e pegajosa, quase uma massa compacta.
Adicione as sementes de erva-doce e as passas. Cubra e deixe a massa a crescer por 3 ou 4 horas, até que a massa tenha mais que dobrado.
Numa panela ou frigideira funda, aqueça o óleo de amendoim.
Quando o óleo estiver bem quente, coloque pequenas colheradas de massa e cozinhe os frittelle di San Martino por alguns minutos, deixando-os dourar uniformemente em todos os lados.
Para evitar que o interior dos bolinhos fique cru, evite torná-los muito grandes e cozinhá-los muito rapidamente — se reparar que estão a dourar muito rápido, baixe o fogo.
Retire os frittelle já cozinhados do fogo, coloque-os sobre papel absorvente e passe-os imediatamente por açúcar.
Sirva com um copo de vinho!
Receita retirada com algumas adaptaçãoes do site blog.giallozafferano.it