Frango na Púcara, à moda de Alcobaça
Tudo indica que a receita do Frango na Púcara é a recriação moderna de um prato da cozinha tradicional da região de Alcobaça que até meados do século XX, seria "Perdiz na Púcara".
Quando as perdizes começaram a escassear, por volta dos anos 60 do século passado, um célebre cozinheiro de Alcobaça, António de Sousa, conhecido pelo nome de Bonzíssimo, criou uma variante, o Frango na Púcara, cozinhando a ave doméstica com os ingredientes necessários para que o seu sabor se aproximasse da receita original. Muito saboroso e muito mais acessível, tornou-se, desta forma, um prato muito popular, não apenas em Alcobaça, mas também um pouco por todo o País, embora com pequenas alterações. De comum, as variantes da receita, tem o recipiente onde o frango é confecionado: uma pequena panela de barro — originalmente a púcara, um tacho de barro típico da região de Alcobaça — onde é cozinhado e servido.
INGREDIENTES
1 frango limpo em pedaços
100 g presunto em cubinhos
10 cebolinhas pequenas
2 dentes de alho
1 cálice de aguardente velha
1 dl vinho do porto
0,5 dl vinho branco
50 g farinha torrada
70 g manteiga
Sal q.b.
PREPARAÇÃO
Aqueça o forno a 200 ºC ( Pode aproveitar o forno quente para torrar a farinha, enquanto o frango coze).
Descasque e lave as cebolinhas e os dentes de alho. Pique os dentes de alho.
Disponha numa púcara de barro o frango, o presunto, as cebolinhas e o alho. Regue com o cálice de aguardente, o vinho do Porto e o vinho branco.
Junte a manteiga, tempere com sal e leve ao forno durante 30 minutos, sem tampa, virando o frango de vez em quando para alourar.
Verifique a cozedura, retire do forno, junte a farinha previamente torrada no forno e envolva bem.
Tape a púcara e leve novamente ao forno por cerca de 20 minutos.
Receita e foto do site Teleculinária
Fonte do texto: ‘Os Sabores da Nossa Terra’ – ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.