Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 05.06.19

Estocolmo uma cidade ecológica

fullsizeoutput_38b8

   Fotos: Travellight e H. Borges

 

O Mundo está em constante evolução e o turismo como uma atividade social e global tem tentado acompanhar esta tendência evolutiva. Estocolmo é uma das cidades europeias que mais atenção e cuidado tem dado a esta questão, assumindo-se como uma capital ecológica, com um turismo sustentável e eco-friendly.


É sempre maravilhoso visitar uma nova cidade e conhecer uma cultura diferente, mas nem sempre as viagens são boas para o ambiente aumentando a nossa pegada de carbono coletiva e colocando mais pressão sobre o planeta.

 

Esta é uma das razões pelas quais as férias, ditas ecológicas, se tornaram cada vez mais populares entre as pessoas.


Viajar para uma cidade onde à partida sabemos que existe um esforço para minimizar o impacto do turismo no ambiente é uma maneira de garantir que estamos a tentar ter um comportamento mais responsável para com o planeta Terra.

 

Estocolmo é uma cidade que tem trabalhado fortemente para fomentar uma perspetiva ecológica e oferecer experiências e atrações aos seus visitantes que tenham foco na sustentabilidade e na consciência ecológica, com destaque para três áreas distintas: transporte, espaços ao ar livre e gastronomia.


Para além disso, a Suécia é tão boa no processo de reciclagem que a Robecosam, uma empresa especializada em investimentos sustentáveis, a tem classificado repetidamente como o país mais sustentável do mundo e Estocolmo é com certeza uma das principais razões para isso.

 

Um aspeto fundamental da viagem ecológica é garantir que as atividades praticadas tenham um impacto tão baixo quanto possível e neste ponto Estocolmo ganha logo em vantagem porque tem maravilhosos parques, jardins e até mesmo reservas naturais, como Judarskogens — a primeira reserva natural da capital da Suécia, o Parque Natural Tyresta ou a Península Agesta, que é cercada por Magelungen, um dos mais belos lagos de Estocolmo.

 

fullsizeoutput_38b9

 

O visitante ecologicamente consciente pode fazer caminhadas, andar de bicicleta e nadar nestes locais sem poluir nem causar danos ao ambiente.

 

No centro da cidade, parques como Tantolunden, Vasaparken, Djurgarden, Bergianska, Fjarilshuset e Haga Park também são fantásticos para passear e descansar.


O melhor de Estocolmo, é que em pouco tempo, se consegue passar de um cenário de cidade agitada e barulhenta para a paz de um lago ou de uma bonita floresta.

 

Esta é realmente uma cidade que tem tudo para atrair as pessoas que amam o ar livre e a natureza!

 

DICA: A Sociedade Sueca de Conservação da Natureza organiza, aos fins de semana e durante todo o ano, passeios a pé na cidade de Estocolmo onde os guias ajudam a descobrir os espaços naturais da capital sueca e oferecem dicas sobre outras áreas que são interessantes para visitar.

 

fullsizeoutput_2db0

 

Outra prova das preocupações ambientais de Estocolmo é sua excelente rede de transportes públicos.


Com um número significativo de áreas para pedestres e ciclovias, usar um automóvel no centro da cidade não é apenas desnecessário como pode ser contraproducente. O transporte público é abrangente e de alta qualidade.


A rede de metro percorre toda a capital e é uma das melhores maneiras dos locais e visitantes se locomoverem. Há vários barcos que fazem a ligação entre as várias ilhas de Estocolmo e os autocarros transportam passageiros para todas as áreas nos arredores da cidade, inclusive lugares mais distantes como o parque nacional de Tyresta.

 

Os ciclistas são bem-vindos e protegidos em Estocolmo. As ciclovias tem uma boa manutenção e é muito fácil alugar uma bicicleta e pedalar pela cidade.


As lojas de aluguer podem ser encontradas nas principais estações de Estocolmo e os postos de turismo têm informações sobre passeios de bicicleta pela cidade.

 

fullsizeoutput_38ba

   Foto: PxHere


Quem quiser reduzir mais a sua pegada de carbono, pode também escolher o comboio. Há ligações de Estocolmo para destinos em toda a Suécia.


DICA: Dentro de Estocolmo, um dos melhores lugares para andar de bicicleta é a ilha de Djurgarden. Com os seus museus, estufas, jardins, florestas e parques de diversões, há atrações suficientes para ocupar qualquer visitante.

 

Estocolmo também pensou nos amantes da culinária que tem preocupações ecológicas, oferecendo uma grande variedade de restaurantes e cafés focados em criar pratos e bebidas a partir de ingredientes sustentáveis, fornecidos por produtores locais, para garantir que a comida que chega ao prato tenha a menor pegada de carbono possível.

 

Há mesmo lugares que são especificamente dedicados à alimentação ecológica como Kalf e Hansen, em Mariatorget, que se especializou em criar fast food que é feito usando apenas ingredientes orgânicos. Eles oferecem várias opções vegetarianas e vegan, mas também carne e peixe produzidos em condições sustentáveis.

 

Estocolmo é também um ótimo lugar para comprar comida fresca orgânica.
Quem quiser cozinhar em vez de comer fora, encontra em Estocolmo uma série de grandes supermercados com uma forte vertente ecológica, como o Paradiset Organic Market e Goodstore onde é fácil escolher os melhores produtos orgânicos, que na Suécia têm o rótulo KRAV, que certifica a sua origem.

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight