Dicas essenciais de segurança para quem viaja sozinho
Viajar sozinho pode ser uma experiência maravilhosa e libertadora, mas não está isenta de perigos. Quem está sozinho pode ficar mais vulnerável a fraudes, ataques ou crimes de outra natureza. Isso não significa que deve ficar em casa e desistir de viajar, basta apenas redobrar os cuidados. Siga estas dez dicas do site Smatravel para quem viaja sozinho e descubra o mundo em segurança.
Verifique minuciosamente o seu quarto de hotel
A primeira coisa que quem está sozinho deve fazer após o check-in num hostel ou hotel é verificar com atenção todo o quarto para ter a certeza de que não nenhum intruso escondido. Deixe a porta do seu quarto aberta enquanto verifica rápida e minuciosamente qualquer possível esconderijo. Não esqueça de espreitar debaixo da cama, no armário, na casa de banho e atrás das cortinas.
Viaje com um cadeado de porta portátil
São várias as razões para levar um cadeado de porta consigo. Lembre-se que a porta do quarto do alojamento pode não ter uma corrente que impeça de entrar um funcionário do hotel com acesso a um cartão-chave ou uma chave mestra (aquela chave que abre todos os quartos da propriedade); pode acontecer um erro e outro hóspede receber a chave do seu quarto ou a fechadura da sua porta simplesmente não funcionar. Todos estes cenários são motivos pelos quais é difícil confiar apenas na fechadura da porta do quarto de hotel para se manter seguro.
Para maior proteção, inclua na sua mala de viagem um cadeado portátil como o addalock (vendido na Amazon), que possa ser usado para impedir que alguém abra sua porta pelo lado de fora.
Não dê informações desnecessárias a estranhos
Quando viaja sozinho deve ter o cuidado de não revelar a estranhos o local exato onde está hospedado. Ao fazer o check-in, certifique-se de que o funcionário da receção não diz o número do seu quarto em voz alta (em vez disso, peça-lhe que o escreva no envelope do cartão-chave).
Não deixe que outras pessoas saibam que está a viajar sozinho, invente um amigo ou cônjuge que esteja “a descansar no quarto” ou com quem vai se encontrar mais tarde.
Solicite um quarto num andar superior
Os quartos de hotel no primeiro andar oferecem um segundo ponto de entrada fácil para intrusos — a janela.
Se possível opte sempre por ficar hospedado num andar mais alto para reduzir os riscos.
Deixe o seu itinerário de viagem com um amigo de confiança
Esta é uma dica básica. Se viajar sozinho deixe sempre um itinerário detalhado com um amigo de confiança ou familiar em casa. Alguém deve saber onde você está, caso alguma coisa corra mal, principalmente se estiver a planear fazer atividades como caminhadas ou passeios de barco. Deixe detalhes como a trilha que pretende fazer ou o operador turístico que vai usar numa excursão, e as horas a que vai sair e pretende regressar.
Todos os viajantes, sozinhos ou não, devem registar-se na aplicação “Registo Viajante”, para facilitar a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
Confie na sua intuição e esqueça a educação se se sentir em perigo
Confie sempre na sua intuição. Se por acaso se sentir desconfortável e achar que lhe estão a seguir ou a assediar, não hesite em atrair uma multidão que possa intervir: fale alto, grite e chame a atenção para si mesmo para impedir ações ou atenção indesejada. A segurança é mais importante que a educação.
Gaste um pouco mais em segurança
O orçamento de quem viaja sozinho deve contemplar sempre algum dinheiro para emergências que possa ser usado num alojamento melhor, se o que reservou inicialmente se revelar demasiado inseguro, ou se precisar de gastar num táxi quando ao voltar para o hotel à noite, sentir que caminhar sozinho é perigoso.
Pesquise o seu destino
Uma das melhores maneiras de se manter seguro quando viaja sozinho é passar despercebido por isso antes de partir pesquise bem o seu destino para descobrir o que os habitantes locais vestem e como se comportam — se viajar para um local onde as pessoas se vestem com recato, não vai querer chamar a atenção usando roupas curtas ou justas.
Pesquise também sobre golpes locais, áreas perigosas a serem evitadas e se o transporte público é seguro.
Cuidado com as bebidas
Esta dica é válida para qualquer pessoa em qualquer lugar, mas ainda é mais importante para quem viaja sozinho, já que os viajantes individuais são os principais alvos de crimes relacionados com o consumo de drogas. São muitos os que sem perceber, são drogados, roubados e agredidos.
Nunca aceite uma bebida de um estranho e preste sempre atenção à sua bebida, principalmente num bar ou restaurante cheio e gente. Embora seja divertido desfrutar de um cocktail nas férias, é melhor moderar o consumo de álcool para permanecer atento e alerta.
Para mais dicas, inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram