Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 15.09.17

Dicas e conselhos básicos para uma viagem à Índia

Olá amigos viajantes!!!

 

Estou de volta 😊

Depois de um tempinho fora, em viagem pela Índia, venho cheia de histórias para vos contar.

 

FullSizeRender (5).jpg

A Índia tem muito para ver e conhecer mas não é uma das viagens mais fáceis que podemos fazer… ou sim… depende da pessoa.

Se decidirem visitar este país esqueçam os estereótipos. É importante ir de espírito e de coração aberto.

Para quem vem da Europa, não há como evitar -  o choque cultural é tremendo.

As grandes cidades como Deli e Mumbai (Bombaim) são caóticas e sem dúvida intimidam o turista de primeira viagem.

Sabiam que só Deli tem uma população maior do que a da Austrália? Até atravessar uma estrada nesta cidade é uma aventura! As passadeiras são meramente indicativas, ninguém pára - só abranda um pouco. Tu tens de correr e dar graças a Deus por chegar vivo ao outro lado 😓 😃

A sujidade das ruas e a pobreza impressionam e mexem muito connosco. É difícil de compreender (e aceitar), para quem vem de fora, estes problemas profundamente enraizados na sociedade Indiana. Como é que um país que é uma economia emergente e que tem tantos talentos no campo da medicina, matemática e informática, por exemplo, não consegue instituir um modelo eficiente de limpeza de ruas e instalar saneamento básico nas cidades principais?

É difícil, mas não podemos deixar que essa primeira impressão defina toda a nossa experiência no país. A Índia é muito mais do que isso, e se tivermos uma mente aberta, conseguimos ver e aproveitar tudo o que tem de melhor: A história, os sabores, a filosofia, a arquitectura e… as cores!!!

fullsizeoutput_1b40.jpeg

Antes de vos começar a falar de alguns dos lugares mais especiais deste país deixo em baixo algumas dicas e informações básicas para quem está a pensar em visita-lo:

1- Visto: Já não é preciso ir à Embaixada Indiana tratar directamente do visto. Basta pedir o e-visa on-line

2- Vacinas: Não há vacinas obrigatórias para a entrada na Índia, à excepção da vacina contra a febre amarela, para passageiros que viagem a partir de zonas afectadas por esta doença.

3- Língua: Apesar de na Índia falar-se muitas línguas e dialectos, a maioria das pessoas, principalmente nas grandes cidades, fala ou entende o Inglês.

4 - Comida e bebida: A cozinha Indiana é carregada de especiarias e sabores fortes. Se o picante não vos incomoda vão adorar experimentar todas as especialidades locais, mas se lidam mal com a pimenta são capazes de sofrer um pouco. Em hotéis de cadeias internacionais podem encontrar pratos mais adaptados ao gosto ocidental.

Bebam sempre água engarrafada. A água da torneira pode não ser potável. Atenção com o  gelo nas bebidas.

3f6a8fcc-f141-45a8-8a03-1e1e3bfc711b.jpeg

5- Aprendam a palavra "Nai" (não) e usem-na! Garanto que vão precisar. Os vendedores de rua são mais que muitos e quando vêem um turista, literalmente “perseguem-no” na tentativa de vender algo. O conceito de espaço pessoal é quase inexistente em toda a Índia e as pessoas aproximam-se até ficar quase em cima de ti. Se não fores assertiva e mostrares que não estás interessada, não vão largar-te.

6- O que vestir: Os homens não têm com o que se preocupar em termos de roupa, mas as mulheres devem respeitar a sociedade conservadora se não quiserem atrair atenções indesejadas. Assim, calças compridas, camisas, blusas de manga comprida (ou pelo menos que tapem os ombros) e lenços, são uma boa aposta se estiverem a viajar por conta própria.

Se viajarem num tour organizado, com um grupo grande de ocidentais e se limitarem a visitar os pontos mais turísticos das grandes cidades, podem safar-se com roupa um pouco mais “arejada” como um vestidinho de verão ou tops de alçinhas. Mas atenção que quando visitam os templos ou as mesquitas tem mesmo de se tapar (o cabelo inclusive).

7 - Criminalidade: Como em qualquer outro lugar do mundo, o bom senso é essencial para evitar situações de risco. Não andem sozinhos à noite, afastem-se de manifestações populares de cariz político, tenham cuidado com carteiristas e mantenham sempre a vossa mochila/bolsa na vossa frente quando estão a andar por ruas muito movimentadas.

Para a rua, se possível, levem só a cópia do passaporte e moeda local (rupias).

Tenham sempre uma cópia digital do vosso passaporte, cartão do cidadão, visto e bilhete de avião no vosso e-mail. Se houver algum problema podem sempre imprimir uma cópia a partir dali. Se estiverem hospedados num hotel que tenha cofre no quarto, guardem o vosso passaporte aí juntamente com os cartões de débito/crédito. Deixem sempre uma cópia do vosso itinerário de viagem, com nomes e contactos dos lugares onde pretendem hospedar-se, com algum familiar ou amigo (estas últimas dicas são válidas para todos os destinos).

8 - Dinheiro: A moeda local é a Rupia. 1 Euro equivale mais ou menos a 76 rupias. Não existem muitas máquinas ATM (multibanco) nas cidades e as que existem, muitas vezes não tem dinheiro dísponível ou não tem informação em Inglês. O melhor é trocar dinheiro assim que chegam no aeroporto.

9- Fotografias: Não se admirem se os locais pedirem para tirar uma selfie com eles. A curiosidade deles em relação a vós é tanta como a vossa em relação a eles.

 

fullsizeoutput_1b44.jpeg

 

10- Regatear: Esta actividade é “obrigatória” na India. Tudo deve ser regateado!

11 -Transporte: Os tuk-tuks são a forma mais rápida e eficiente de transporte nas grandes cidades. Combinem  o preço antecipadamente com o condutor. A cidade de Deli tem também uma rede de metro eficiente. O metro tem uma carruagem cor-de-rosa (geralmente a primeira) destinada apenas a mulheres.

 

fullsizeoutput_1b47.jpeg

 

Para viajar dentro da Índia a melhor opção é o comboio. A rede ferroviária é boa e cobre todo o país. Os comboios são lentos, com diferentes graus de conforto e os seus horários pouco fiáveis, mas são, a par com os aviões, o meio de transporte mais seguro para se deslocar no país. Podem marcar os bilhetes on-line no MakeMyTrip  ou  aquiÉ possivel que vos peçam um nr de telefone Indiano para fazer o registo e o login, nesse caso tem de entrar em contacto com o Serviço de Atendimento a clientes da Indian Railway e enviar uma cópia do passaporte para provar que são estrangeiros e a senha para fazerem o login é depois enviada para o vosso e-mail. Outra opção é adquirir um cartão SIM quando chegarem à India e tentar fazer a marcação on-line já lá.

Em Setembro de 2017 o governo Indiano facilitou muito a aquisição de um cartão SIM para visitantes internacionais. Quem entra no país com visto eletrónico e voa para um dos 16 principais aeroportos internacionais do país, tem direito a levantar gratuitamente um cartão SIM BSNL em qualquer balcão da India Tourism Development Corporation dentro do aeroporto. É válido por 30 dias.

Os SIMs são carregados com 50 rúpias de crédito de chamadas e 50 MB de dados. Durante a estadia podemos adicionar mais crédito / dados o que se pode fazer em qualquer quiosque ou loja de telemóveis.

12 - Papel higiénico: Levem um rolo convosco. As casas de banho públicas Indianas raramente tem papel (e quando tem, às vezes tens de o pagar). Se ficarem num hotel de uma cadeia Internacional podes aproveitar o papel higiénico de lá e levar um pouco quando sairem para visitar os monumentos e atracções e assim escusam de o levar de casa.

E aí está, o básico dos básicos para uma viagem à Índia 😀

 

Tchau!

Travellight

 

 

 

2 comentários

  • Olá, peço desculpa pela demora na resposta, mas estava em viagem e nem sempre tinha acesso à internet por isso não passei pelo blog. Se calhar já resolveu o problema... em todo o caso partilho aqui o que me foi dito recentemente por amigos que tiveram a mesma questão:
    O erro desapareceu ao remover as virgulas entre os nomes de cidades e países indicados nos campos "Cities Previously Visited In India" e "Countries Visited in the last 10 years".
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.