Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 17.04.19

Descubra a vida selvagem de Portugal no Parque Biológico da Serra da Lousã

fullsizeoutput_360f

   Foto: Parque Biológico da Serra da Lousã

 

Há lugares que despertam a criança que há em nós, e o Parque Biológico da Serra da Lousã é certamente um desses lugares 😊

 

Mais do que um simples jardim zoológico, este Parque é a maior amostra da fauna e flora selvagem de Portugal e tem como objetivo privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território nacional.

 

Ao percorrer os longos caminhos do Parque Biológico, temos o prazer de encontrar espécies raras como o lince ou o lobo e até algumas já extintas em Portugal como o urso pardo.

 

fullsizeoutput_3610fullsizeoutput_3611

  Fotos: H.Borges

 

Sou louca por felinos e tive a sorte de, ao longo das minhas viagens, ter visto muitos destes grandes gatos, mas nunca tinha visto um lince e fiquei absolutamente maravilhada!
Poder observar com alguma proximidade estes animais, que embora em cativeiro, estão integrados num ambiente de floresta é uma experiência única e especial.

 

fullsizeoutput_360c

   Foto: H.Borges


Mas há muito mais para ver, nomeadamente aves de rapina — águias, corujas, milhafres, etc — raposas, javalis, texugos, ginetas, furões e herbívoros como gamos, veados, corços, cabras e muitos outros.

fullsizeoutput_3613fullsizeoutput_3615PBSLfullsizeoutput_3616

  Fotos: H.Borges


Gostei muito de ver as lontras, apesar de, quando passei por elas, estarem a fazer a sesta 😀

 

IMG_0905

   Foto: Travellight

 

Para todos os animais residentes, os técnicos do Parque Biológico, tiveram o cuidado de criar um habitat que proporcionasse bem-estar físico e emocional às espécies e reunisse todas as características e estímulos essenciais para satisfazer as suas necessidades.



Os caminhos estão bem pavimentados e são facilmente acessíveis a famílias com carrinhos de bebé ou a pessoas em cadeira de rodas.
Há também lugares, ao longo do percurso, onde podemos parar para descansar à sombra de castanheiros, carvalhos, medronheiros e outras espécies de flora existentes nas nossas matas e florestas.

 

O Parque Biológico da Serra da Lousã acolhe ainda uma Quinta Pedagógica que se assume como um “museu vivo” das raças da agro-pastorícia tradicional portuguesa.
Neste espaço, os visitantes, miúdos e graúdos poderão conhecer diferentes raças de vaca, cabra, ovelha, porco, e várias raças de galináceos e também patos, perus, porcos-da-índia e coelhos.

 

fullsizeoutput_361a

DSC01285

   Fotos: H.Borges

 

Anexo à Quinta Pedagógica encontra-se o Centro Hípico com picadeiro coberto e descoberto onde poderão observar cavalos e burros.
Vale a pena referir que todo o trabalho e maneio destes animais é realizado por pessoas portadoras de deficiência e/ou com doença crónica, incluindo doentes mentais graves, já que o Parque e a Quinta são projetos da Fundação ADFP cujo objetivo principal é a solidariedade social.

 

fullsizeoutput_3562

  Foto: H.Borges

 

Durante uma visita ao Parque Biológico podemos realizar uma Experiência de Cavalo ou Pónei. A denominada “voltinha” a cavalo / pónei tem uma duração aproximada de 5 minutos, é realizada no recinto do Centro Hípico e custa 2,00€ por pessoa (+ valor de entrada no parque). Para isso basta fazer uma reserva prévia (48h) no Centro de Informação (pessoalmente ou por telefone).


Falta referir que antes de chegar ao Parque Selvagem, encontramos também um labirinto com 320 de árvores de fruto de espécies distintas como cerejeiras, pessegueiros, amendoeiras, nogueiras, aveleiras, marmeleiros, entre outras, Este labirinto surge como uma homenagem aos viveiristas da região centro dado que a Associação de Viveiristas tem a sua sede fundacional em Miranda do Corvo.

fullsizeoutput_361dfullsizeoutput_361e

  Fotos: H.Borges

 

Visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã é uma experiência fantástica para toda a família. Se ainda não conhecem, não esperem mais, aproveitem as próximas férias e vão até lá. Tenho a certeza de que não se vão arrepender 😊.

 

Para mais informações, horários e preços consultem o site oficial do Parque Biológico.

 

Tchau!
Travellight

22 comentários

Comentar post