Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 28.05.24

Delicie-se este verão com a simplicidade do salmorejo

Embora o gaspacho seja mais conhecido internacionalmente, o salmorejo é provavelmente a sopa fria mais popular da Andaluzia e um dos pratos de verão mais típicos da Espanha. É mais espesso e mais rico do que o gaspacho, usa pouquíssimos ingredientes e permite realmente apreciar os sabores poderosos do tomate e do azeite de oliveira.

 Saboroso, económico, nutritivo e muito fácil de preparar, o  salmorejo é o prato perfeito para o verão!

002_SALMOREJO_high-res-preview-scaled

INGREDIENTES

(para 4 pessoas)

1 kg de tomates

1 dente de alho

200 g de pão

150 ml de azeite

vinagre e sal (a gosto)

PREPARAÇÃO

Limpe  e escalde os tomates por alguns minutos para poder descascá-los mais facilmente. Em seguida, deixe-os arrefecer numa tigela com gelo por dez minutos.

Descasque os tomates e corte-os em pedaços para esmagá-los. Coloque tudo num liquidificador para obter um creme de tomate.

Adicione depois um dente de alho, 200 gramas de pão e 150 ml. de azeite, um pouco de vinagre e sal. Bata no liquidificador na potência máxima até obter a textura cremosa e sem grumos. Outro truque para conseguir uma textura perfeita é deixar os ingredientes juntos numa tigela tapada, na noite anterior, para marinar.

Deixe o salmorejo arrefecer no frigorífico por pelo menos algumas horas antes de servir.

Salmorejo é um prato muito versátil que pode ser servido como entrada ou prato principal. Sirva, como fazem os andaluzes, decorado com algumas lascas de presunto frito por cima e ovo cozido picado.

 

Receita adaptada do site Innocacion para tu vida