Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 15.02.19

Crepe Suzette

fullsizeoutput_32c4

 

Muitos conhecem o Crêpe Suzette, mas o que poucos sabem é que essa receita foi criada, acidentalmente no Mónaco, e mais propriamente no Café de Paris.

 

Reza a história que no final do século XIX, o Príncipe de Gales, que viria a se tornar rei Edward VII do Reino Unido, era um visitante frequente e entusiasta do Mónaco.


Durante um almoço no Café de Paris, o chef Carpentier preparava panquecas com licor Grand Marnier quando, de repente, os ingredientes da panela começaram a pegar fogo e criaram uma grande chama. O príncipe ficou encantado com o espetáculo e perguntou ao chef qual era o nome da receita.
Apanhado de surpresa, o chef não se descaíu e disse que a receita tinha sido inventada propositadamente para a ocasião. Sugeriu então que as panquecas fossem chamadas de “princely crêpes”. No entanto, o príncipe não gostou do nome e propôs que as chamassem de "Suzette", o nome da mulher que nesse dia o acompanhava ao almoço.

Anotem aí a receita:

 

INGREDIENTES

Crepes
* 1 chávena Farinha de Trigo
* 1 c. chá Açúcar
* 2  Ovos tamanho M
* 300 ml Leite
* 40 gr Margarina
* 1 raspas Laranja
* Óleo Vegetal
* Sal


Molho
* 5 c. sopa Açúcar
* 40 gr Manteiga derretida
* 2 sumo e rapas Laranjas
* 100 ml Licor de Laranja
* 0.5 cálice Brandy
* Gengibre Ralado
* Canela em Pó


PREPARAÇÃO

* Numa taça, misture 1 chávena de farinha de trigo, sal e 1 colher de chá de açúcar. À parte, bata 2 ovos, e envolva-os depois na farinha, acrescentando lentamente 300 mililitros de leite, seguidos de 40 gramas de manteiga derretida e de raspas de laranja.


* Quando a massa estiver homogénea, coloque ao lume uma frigideira larga e anti-aderente, e deixe aquecer bem, pincele com um pouco de óleo vegetal, e comece a fazer os crepes.


* Deite 1 concha de massa na frigideira e espalhe até cobrir toda a superfície. 1 a 2 minutos depois, vire o crepe para que cozinhe do outro lado. Quanto estiver pronto, retire para um prato, e repita o processo para o resto da massa.


* Com os crepes feitos, junte 5 colheres de sopa de açúcar na frigideira, adicione 40 gramas de margarina e deixe caramelizar.


* Enquanto isso, raspe para uma taça a casca de 2 laranjas, esprema-lhes o sumo através de um coador, e aromatize com gengibre.


* Em seguida, verta o sumo de laranja na frigideira, dobre os crepes em 4, e coloque-os sobre o sumo. Vire-os para que absorvam bem o líquido, e aguarde 2 minutos, para depois regar com 100 mililitros de licor de laranja e meio cálice de brandy, e polvilhar com um pouco de canela.

 

* Deixe flambear até que o álcool evapore por completo, e leve finalmente os crepes Suzette à mesa, cobertos com o molho de laranja.

 

Receita retirada do site :www.24kitchen.pt

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.