Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 26.04.17

CRACÓVIA | A CIDADE QUE ROUBOU O MEU CORAÇÃO

Confesso que não ia à espera de muito quando cheguei a Cracóvia mas fiquei encantada com o que encontrei.

Verdade seja dita, é fácil para mim ver coisas positivas em qualquer lugar, mas Cracóvia foi paixão à primeira, segunda e terceira vista 😊

 

fullsizeoutput_1429.jpeg

  Fotos: Travellight e H. Borges

 

A cidade tem um centro histórico vibrante com imensos restaurantes, lojas, hotéis e museus. Mesmo o bairro judeu, outrora palco de acontecimentos terríveis, é agora uma área animada com restaurantes excepcionais e bares.

 

P8155571.JPG

 

Dei um passeio pelo Castelo de Wawel, caminhei ao longo do rio Wisla, visitei belas igrejas e as impressionantes e elaboradas minas de sal de Wieliczka (que merecem um post à parte), e apreciei o movimento do centro histórico com os seus pintores e artistas de rua e suas carruagens puxadas por cavalos.

 

fullsizeoutput_1426.jpeg

 

fullsizeoutput_1413.jpeg

fullsizeoutput_141c.jpeg

 

P8155407.JPG

fullsizeoutput_142a.jpeg

 

fullsizeoutput_1417.jpeg

P8155424.JPG

fullsizeoutput_142c.jpeg

P8155515.JPGfullsizeoutput_1421.jpeg

 

Por fim provei deliciosos petiscos nos restaurantes locais. Boom! Fiquei apaixonada de vez! 😍.

 

fullsizeoutput_140f.jpeg

P8155603.JPG

 

De repente este destino que não me dizia nada à partida, era o meu novo destino favorito.

 

fullsizeoutput_1424.jpeg

 

Até me emocionei ao ouvir o hino Polaco a ser tocado de cima da torre da Basílica de Santa Maria. Uma velha tradição que acontece quatro vezes por dia. O interessante é que o hino pára abruptamente porque, segundo conta a lenda, durante uma invasão Mongol da cidade, um velho vigia viu os inimigos a chegar e começou a tocar a melodia na sua trombeta. Isso advertiu o povo, e eles conseguiram fechar os portões da cidade a tempo de a salvar. Infelizmente, porém, uma flecha inimiga perfurou a garganta do velho, matando-o instantaneamente. É em sua honra que a melodia é interrompida sempre naquele preciso momento.

 

Quando termina de tocar, o trompetista acena à multidão reunida cá em abaixo e toda a gente bate palmas e acena de volta. É divertido de ver 😊

 

P8155588.JPG

 

Mas nem tudo em Cracóvia é bom...

 

A antiga capital da Polónia, é conhecida pela sua beleza, monumentos históricos e papel na vida do falecido Papa João Paulo II, mas também, tristemente, por ter uma história dolorosa e sombria.

 

Podemos dizer que esta cidade, assim como o resto da Polónia, atravessou o inferno e voltou. Sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, ao comunismo da antiga União Soviética e às dificuldades económicas, mas as cicatrizes de todos estes traumas ainda são visíveis em algumas partes da cidade.

 

No Bairro Judeu por exemplo, encontramos um museu e memorial retratando a tortura horrível que os judeus Polacos suportaram. Eles foram aprisionados, mantidos à fome, escravizados e assassinados pelos nazis.

 

P8155512.JPG

 

A Praça das Cadeiras Vazias é um memorial dedicado àqueles que morreram a tentar ajudar o povo judeu.

 

P8155498.JPG

 

E é impossível falar sobre a história negra de Cracóvia sem mencionar o holocausto e os campos de concentração de Auschwitz-Birkeneau que ficam nos arredores da cidade … Eu não acredito em fantasmas, mas se alguma vez houve um lugar onde eu senti a presença de espíritos atormentados foi aqui. 😔

 

P8155493.JPG

 

Apesar das lembranças trágicas, que nunca podem nem devem ser esquecidas, achei que Cracóvia tem um ambiente especial. É linda de manhã quando uma ligeira neblina cobre os seus edifícios, assim como é linda à tarde quando o sol brilha e os cafés e esplanadas estão cheios, ou à noite quando as luzes da cidade acendem-se e aromas deliciosos escapam dos restaurantes que ficam à volta da praça central da velha cidade.

 

fullsizeoutput_1427.jpeg

 

P8155552.JPG

 

Depois temos coisas únicas como os Bar Mleczny (Bares de Leite). Estes estabelecimentos, herança do passado comunista da Polónia, são restaurantes baratos, estilo snack-bar, mas a comida é boa e caseira. A maioria dos pratos são vegetarianos e muitos têm ingredientes lácteos (daí o seu nome).

 

P8155652.JPG

 

Os cafés são outra maravilha. O meu favorito foi o Café Botanica (na Rua Bracka) onde provei uma chávena de chocolate quente com um “cheirinho” de vodka de cereja 😜.

 

Se visitarem esta cidade não deixem de experimentar uma Zapiekanka, também conhecida como uma sanduíche aberta. Pode ser comprada a vendedores de rua que nos deixam escolher os ingredientes que queremos  😋

 

P8155621.JPG

 

Destaco duas últimas coisas, o Museu dedicado a Oscar Schindler ( se já leram o livro ou já viram o filme, sabem a importância que este homem teve na salvação de centenas de Judeus) e o MOCAK - O Museu de Arte Contemporânea

 

Se procuram um destino diferente para passar férias considerem esta cidade. Eu amei! 😍

 

fullsizeoutput_142e.jpeg

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau
Travellight

17 comentários

Comentar post