COMO VIAJAR SÓ COM 7 KG DE BAGAGEM DE MÃO
Viajar só com bagagem de mão tem muitas vantagens: é mais pratico, os bilhetes de avião ficam mais baratos (pelo menos nas companhias aéreas low cost), não tens de esperar pela tua mala quando chegas ao destino e corres muito menos riscos de perder a bagagem.
Foto: Travellight
Mas as companhias aéreas estão cada vez mais exigentes com as medidas e peso da bagagem de mão.
Como então - perguntarão vocês - consigo “enfiar” tudo o que preciso para 2 semanas de viagem numa mala de 56x36x23 + um pequeno volume com o peso combinado total de 7 kg?
Com algumas regras simples:
1- Uso uma mala que mesmo vazia seja leve.
Há várias opções de bagagem leve no mercado, e com alguma procura certamente encontramos uma adequada ao nosso orçamento. Quanto mais leve a mala, mais fácil será manter os rigorosos limites de peso.
2 - Roupa - Não deve ultrapassar os 3 ou 4 kg
Isto é fácil de conseguir quando o destino /destinos de viagem tem um clima quente.
Opto por levar itens básicos e leves que ocupam pouco espaço e podem ser usados com diferentes combinações:
- 2 pares de calças de ganga: 1 preta e 1 branca (ou de ganga azul)
- 1 par de calções
- 3 camisas (ou blusas, tops ou t-shirts)
- Roupa interior suficiente para os dias que vou ficar fora
- 1 ou 2 casacos de meia estação
- 1 camisola de meia estação e um lenço (ou cachecol, que às vezes tenho muito frio no avião 😜)
Depois levo peças práticas, de preferência em tecidos que não amarrotam como macacões curtos ou vestidos leves de Verão.
Se for um destino de praia acrescento 2 biquínis.
3 - Sapatos e acessórios - menos de 1Kg
Os sapatos é sempre o mais complicado. Não levo mais de 3 pares. Saltos altos, regra geral não, porque ocupam demasiado espaço. Opto antes por levar dois pares de sandálias rasas confortáveis e boas para caminhar. E uns ténis ou sapatilhas que uso sempre nos dias de viagem de avião.
Levo também alguns (poucos) acessórios como colares, pulseiras ou um relógio se quiser um look mais cuidado para um jantar num restaurante mais formal.
4-Equipamentos electrónicos - Máximo 1 kg
Tablet (carregado com alguns livros), smartphone, auriculares, ipod, máquina fotográfica, carregadores e baterias e adaptador de corrente.
5 - Artigos de higiene pessoal - 500 g ou menos
Hoje em dia as marcas já vendem produtos como pasta de dentes, desodorizante e protector solar em quantidades próprias para viagens de avião (100ml) ou podemos usar boiões baratinhos comprados em qualquer loja dos trezentos onde podemos colocar os cremes, champô e condicionador que não podemos dispensar.
6- Itens essenciais - 500 g ou menos
Passaporte, carteira de documentos, bolsa de medicamentos, dinheiro, caneta, óculos de sol, documentação de viagem (itinerário, bilhetes, reservas de hotel…), agenda de viagem.
Costumo levar também um pequeno guarda-chuva e uma pequena bolsa que posso usar de dia para passear na rua e, à noite, tiro a alça, e uso como bolsinha para jantar num sitio mais formal.
No Inverno, esta logística é um pouco mais difícil, mas a estrutura é a mesma, roupas básicas (2 pares de calças de ganga, 3 ou 4 camisolas de inverno, 4 ou 5 cachecóis diferentes (para variar os looks), luvas, um gorro, um bom casaco e botas que uso no dia da viagem para não pesar na mala.
Se a mala estiver ligeiramente acima do peso, podemos sempre vestir mais uma peça extra de roupa e colocar qualquer coisa nos bolsos enquanto a companhia aérea faz a pesagem da bagagem.
Et voilá! Estão prontos para partir!
Se quiserem acompanhar as minhas aventuras mais recentes sigam-me no Instagram e no Facebook!
Tchau!
Travellight