Como Encontrar Alojamentos Confortáveis e Económicos em Portugal
As praias portuguesas e suas cidades históricas estão entre os principais destinos para viajantes de todo o mundo. Porém, encontrar acomodações que combinem conforto e preço baixo pode ser um desafio e tanto, especialmente na alta temporada. Isso não significa que não seja possível passear pelos melhores pontos turísticos do país com um orçamento apertado.
Foto: Pixabay
Sem dúvida, o segredo passa por economizar na hospedagem. Inúmeros estudos mostram que a hospedagem é frequentemente a parte mais cara da viagem, muitas vezes até mais cara do que a própria passagem de avião. Saiba como gastar pouco nessa etapa crucial da aventura.
Um Leque de Opções
É possível reservar um hotel barato, mas é impossível encontrar um sem fazer esforço. Encontrar a melhor relação custo-benefício de entre as várias opções disponíveis requer tempo de pesquisa, olho vivo e alguma paciência. A melhor forma de comparar as ofertas é utilizar motores de busca de reservas de hotéis, mas é preciso também considerar outras opções.
Para quem estiver a viajar em família ou em grupo, vale a pena considerar alugar uma casa inteira ou um apartamento. O custo dividido pode sair bem mais em conta do que as reservas individuais. Também não faltam opções para quem estiver a viajar sozinho: os dormitórios compartilhados dos hostels também costumam doer menos no bolso do que uma reserva num hotel tradicional.
Como Procurar
O primeiro passo para fazer uma busca eficiente é saber o que se está a procurar. Não basta que a acomodação seja barata. Ela precisa ser segura e atender a critérios mínimos de conforto e comodidade. Veja em baixo os principais critérios a ter em conta.
Orçamento
Filtrar a busca por limite de custo é o primeiro passo para garantir uma viagem financeiramente responsável. Esse cálculo deve incluir não apenas o custo da acomodação como também gastos extras, como alimentação (caso não esteja incluído no pacote) e taxas de serviço.
Localização
Não adianta economizar na acomodação e gastar uma fortuna para chegar aos pontos turísticos desejados. Logo, é preciso escolher a opção mais barata no local mais conveniente, considerando fatores como acesso ao transporte público e segurança. Poder transitar a pé entre as principais atrações do lugar, além de ser divertido, reduz os custos da viagem.
Reputação
Antes de fazer a reserva, vale a pena conferir a reputação do lugar na internet. Não faltam fóruns e páginas de avaliação, onde antigos clientes deixam as suas impressões e experiências. Comentários negativos sobre limpeza, atendimento e segurança são sempre um péssimo sinal, especialmente quando vários ex-clientes reclamam da mesma coisa. Nesse caso, o barato pode sair bem caro.
Comodidades
Não basta comparar os preços para encontrar a cama perfeita. É preciso também comparar opções de conforto e comodidades. Os viajantes mais sagazes possuem uma lista de coisas que não podem faltar, como Wi-Fi, por exemplo. Acesso a benefícios como ginásio, spa e piscina também podem fazer a diferença.
Planear, pesquisar e comparar
Não é difícil encontrar alojamentos que unam conforto e economia em Portugal. No entanto, é preciso planear préviamente e gastar um bom tempo com pesquisas e comparações.
