Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 07.01.20

Chefchaouen | A pérola azul de Marrocos

Alguns lugares no planeta são tão bonitos e fotogénicos que parecem saídos da mente criativa de um cenógrafo — Chefchaouen, em Marrocos é assim.

fullsizeoutput_43c4Fotos: Travellight e R.J. River

Há muitas teorias que explicam a razão da cidade ser azul. Algumas são práticas — dizem que a cor serve para afastar os mosquitos; outra referem que Chefchaouen só ganhou a sua cor azul quando os judeus que fugiam do regime nazi, durante a Segunda Guerra Mundial se instalaram aqui, mas a minha explicação preferida é outra… é uma lenda romântica que conta que Chefchaouen (conhecida como Shafshawan em árabe) foi fundada por um muçulmano — Sidi Ali Ben Rachid, que se apaixonou loucamente por uma espanhola de nome Zhora que vivia em Cádiz, precisamente na altura em que a região foi reconquistada aos mouros pelos cristãos.

O casal foi obrigado a exilar-se em Marrocos e ao chegar a este país do norte da África estabeleceu-se junto da população berbere. Sidi Ali Ben Rachid ganhou poder e influência dentro da tribo, mas a sua amada esposa não conseguiu superar a tristeza de estar longe de casa e da sua  família. Então, o seu marido para anima-la, resolveu construir uma cidade semelhante à sua querida Vejer de la Frontera, em Cádiz e pinta-la de azul para a tornar mais alegre e bonita.

blue-cover

Gosto de acreditar nesta versão porque Chefchaouen — de tão linda que é — transforma-se com facilidade num destino perfeito para casais apaixonados.

Importa no entanto referir que de acordo com os livros de história, a cidade foi fundada, na verdade, para servir de base aos muçulmanos que pretendiam travar o avanço dos portugueses em Marrocos...

…Enfim, guerras à parte, deixem-me contar como é interessante a “pérola azul de Marrocos".

Tinha visto muitas fotografias e quando cheguei estava curiosa para saber se a cidade era de facto toda azul ou se só algumas casas e ruas tinham essa cor. Rapidamente percebi que o azul realmente dominava a paisagem. E que bonito era! 😍

fullsizeoutput_43cf

Apesar de atualmente ser um dos lugares mais turísticos de Marrocos, Chefchaouen é um lugar tranquilo, principalmente quando os grupos que visitam a cidade apenas por um dia, partem.

A cidade está cheia de recantos charmosos, portas bonitas, escadarias e muita cor! É o paraíso de qualquer fotografo, amador ou profissional.

fullsizeoutput_43cafullsizeoutput_43bbfullsizeoutput_43c3fullsizeoutput_43cc

Não posso deixar de falar também nos gatos de Chefchaouen. São tantos e tão lindos. Estão por todo o lado!

fullsizeoutput_43c0catsChefchaouenfullsizeoutput_43c2catsChefchaouen1fullsizeoutput_43b1

Chefchaouen tem igualmente mercados animados e bons restaurantes locais.

Para um refeição memorável, recomendo o Chez Hicham. Tem um piso superior com um agradável terraço ao ar livre e uma sala interior com lareira que deve ser super aconchegante nos dias mais frios. A salada de queijo deles é deliciosa!

Na Praça Uta el-Hammam — a praça central da Medina — também existem vários bares e restaurantes, além de muitas lojas de artesanato e de especiarias que vendem de tudo, com destaque para sabonetes de ervas, incenso, perfumes, produtos naturais para a pele e especiarias de todas as cores e cheiros. É uma experiência visual e olfativa única visitar um espaço destes.

fullsizeoutput_43d2fullsizeoutput_43cdfullsizeoutput_43befullsizeoutput_43bdfullsizeoutput_43ba

Em frente da Praça fica o Kasbah, a cidadela fortificada onde encontramos a parte mas antiga de Chefchaouen. Dentro dessa fortaleza murada existe um enorme jardim central, uma velha prisão, uma antiga moradia que agora abriga uma galeria de arte com trabalhos de artistas locais e uma enorme torre com uma exposição que conta a história da cidade. Vale a pena a visita e subir até ao último andar da torre para apreciar a vista.

fullsizeoutput_43d3

Outra atração a não perder é a Mesquita de Jemme Bouzafar (conhecida como a Mesquita Espanhola) que fica no topo de um monte e tem uma das melhores vistas da cidade ao por do sol.

Por estar localizada numa região montanhosa, existem também algumas trilhas a explorar por aqueles que gostam de caminhar. Escalar o Jeber El-Kelaa é outra das opções.

fullsizeoutput_43d4

COMO CHEGAR E ONDE FICAR:

Tânger é a cidade com aeroporto internacional mais próxima de Chefchaouen e fica a cerca de 2 horas de distância de carro. A cidade de Fez fica a 3 horas e meia ou mais (se for num autocarro da rede pública pode levar até 4 horas e meia) e Rabat fica a cerca de 4 horas. A melhor forma de chegar à cidade azul para quem não pretende alugar uma viatura ou viajar em transportes públicos é ir num tour organizado.

Quanto à estadia, não há muitos hotéis em Chefchaouen, mas não faltam Airbnbs agradáveis onde nos podemos hospedar. O Dar Elrio é um dos preferidos dos turistas.

Dá um pouco de trabalho chegar a Chefchaouen, mas o esforço vale a pena 😀

 

Sigam as minhas viagens mais recentes nas stories do Instagram !

Tchau!
Travellight

 

 

 

2 comentários

  • Marrocos tem lugares memoráveis
    Beijinhos e Bom Ano para ti também Mariali!!!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.