Cataplana de Vila Real de Santo António
A Cataplana tal como a conhecemos hoje, é uma herança da cultura árabe do Norte da África e começou a ser produzida na região do Algarve por antigos caldeireiros, mestres na arte de trabalhar o cobre, pelo qual esta região foi outrora muito conhecida.
A Cataplana é um utensílio composto basicamente por duas meias panelas côncavas, unidas por uma dobradiça e com dois fechos laterais, que possibilita uma cozedura hermética das iguarias lá colocadas. É no fundo uma precursora da atual panela de pressão!
Utilizada para cozinhar receitas tipicamente mediterrâneas, como esta de VRSA que aqui partilho, impede a perda dos aromas dos alimentos e garante um excelente sabor.
INGREDIENTES
800 g de peixe variado
150 g de camarão com casca
100 g de mexilhão em meia casca
4 batatas (opcional)
5 tomates
1 pimento verde
1 cebola
3 dentes de alho
2 dl de vinho branco
4 colheres de sopa de azeite
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (chá) de pimentão-doce
Sumo de 1 limão
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
Arranje e corte o peixe em pedaços, deite numa tigela e tempere com o sumo de limão, o vinho branco sal, pimenta, o pimentão-doce. Deixe marinar durante 20 minutos.
Entretanto, descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte as cebolas em rodelas e pique os alhos. Lave os tomates e corte-os em rodelas.
Lave e corte o pimento em tiras rejeitando as pevides e peles brancas. Lave e descasque as batatas e corte-as em rodelas.
Disponha, na cataplana em camadas, a cebola, os alhos, o tomate, o pimento, as batatas o peixe escorrido, junte também o mexilhão, os camarões descongelados e a folha de louro, regue com a marinada do peixe, com o molho inglês e com o azeite, tape e leve ao lume brando durante 35 minutos, sacudindo levemente a cataplana de vez em quando.
Verifique se está tudo bem cozinhado, retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada.
Receita retirada do site www.receitasemenus.net