Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 19.08.20

Casa do Juncal | Guimarães

Nestas recentes andanças por Portugal tenho tido tantas surpresas boas! A Casa do Juncal, em Guimarães foi uma delas.

fullsizeoutput_4f18

Localizada dentro das muralhas da cidade berço, em pleno centro histórico, esta unidade de turismo de habitação ocupa uma casa senhorial do século XVIII que foi cuidadosamente recuperada, mantendo contudo a traça setecentista própria das casas brasonadas típicas de Guimarães.

Encontrar a Casa foi muito fácil. Fica na Praça Condessa do Juncal, a poucos passos da muralha com a icónica inscrição, “Aqui Nasceu Portugal”, e está perto dos Largos do Toural, da Misericórdia e das Praças da Oliveira e de Santiago.

Como vim para Guimarães de comboio, o estacionamento não foi problema, mas penso que a Casa disponibiliza um parque gratuito para quem precisa.
O check-in foi rápido e simples e seguiu todos os cuidados de higiene agora exigidos. Álcool gel estava disponível e todos estávamos de máscara.

Um ponto que pesou na minha decisão de reservar este espaço, foi o fato de a Casa do Juncal ter apenas 6 quartos. A possibilidade de nos cruzarmos com muita gente era reduzida e foi exatamente isso que aconteceu. Enquanto estive lá hospedada, vi apenas uma funcionária e nenhum outro hóspede.

Existe porém um aspeto que pode ser negativo para muitas pessoas: A Casa não tem elevador para chegar até aos pisos superiores, onde se encontram os quartos. Segundo percebi, o piso térreo também não possui quartos, por isso tens sempre de subir escadas. Esta não é portanto, uma acomodação adequada para quem tem problemas de mobilidade.

A mesma questão voltou a colocar-se dentro do quarto que me foi atribuído: Uma suite espaçosa e luminosa, muito bonita, dividida em duas áreas: um piso inferior com sala de estar e casa de banho e um piso superior com uma mezzanine, onde ficava a cama. Eu adorei o design moderno e os originais degraus japoneses, mas para quem tem a mobilidade condicionada, eles são realmente um problema...

A casa de banho tinha um bom chuveiro e produtos de higiene pessoal de qualidade. Roupões e chinelos também estavam disponíveis, o que foi simpático porque isso nem sempre é muito comum no turismo de habitação.

118561709fullsizeoutput_4f09fullsizeoutput_4f17UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c860UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c861fullsizeoutput_4f0cfullsizeoutput_4f15fullsizeoutput_4f0dfullsizeoutput_4f16fullsizeoutput_4f0eUNADJUSTEDNONRAW_thumb_c864

Os espaços comuns da Casa do Juncal, nomeadamente a sala de refeições e o pequeno jardim interior, eram muito acolhedores e agradáveis, mas o melhor de tudo (para mim, é claro 😃) foi o pequeno almoço. Uma verdadeira maravilha!!
Tinha panquecas, morangos, queijo, pão fresco, croissants, ovos… tudo fresco, tudo muito saboroso.

Para garantir o distanciamento social, no momento do check-in devemos indicar o horário em que queremos tomar o pequeno almoço e também escolher de uma lista, aquilo que queremos comer.
Como sobrou muito das coisas que tínhamos escolhido, (porque não percebemos que vinham dois itens por pessoa) pedi para a funcionária, que era super simpática e eficiente, embrulhar o que sobrou para levar. Assim ficamos com um belo lanche para o meio da manhã 😃

Facetune_18-08-2020-22-57-54UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c805UNADJUSTEDNONRAW_thumb_c810

A receção não funciona 24h, por isso, no inicio da estadia, entregam-te, juntamente com a chave do quarto, a chave da porta da frente. Assim tens toda a liberdade de ir e vir no horário que entendes e se tiveres algum problema, tens sempre um número de telefone para onde podes ligar.

Eu gostei muito da Casa do Juncal e quando regressar a Guimarães não me importo nada de voltar a me hospedar lá! 😊

 

 

5 comentários

Comentar post