Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 22.04.22

Campos de Lavanda da Provença | Como chegar, a melhor época para visitar e onde ficar

Os campos de lavanda da Provença são uma grande atração no sul da França. É um lugar onde podemos viver a maravilhosa experiência de vagar por fileiras infindáveis de flores e sentir o seu perfume inebriante.

Se estão a pensar em viajar até à Provença e querem incluir uma visita a estes campos espetaculares, vejam aqui tudo o que precisam de saber.

lavande_6

COMO CHEGAR

A partir de Lisboa e Porto há vários voos para Marselha, a cidade com o maior aeroporto da região. Em Marselha, podem alugar um automóvel que facilita bastante a deslocação, optar por viajar de comboio ou ainda fazer uma excursão a partir de Marselha para ver os campos.

Outra opção é voar para Nice. Embora seja um passeio mais longo, se encontrarem passagens mais baratas para este destino e quiserem visitar ao mesmo tempo a região da Cote d'Azur, pode ser uma boa escolha.

Paris não é muito perto, mas ainda assim se estiverem na capital francesa e quiserem aproveitar para ver este espetáculo natural, podem apanhar o TGV para Aix-en-Provence e depois mudar para outro comboio regional que segue até Manosque-Gréoux-les-Bains (a viagem completa leva cerca de 5 horas).

QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA VER A LAVANDA EM FLOR?

Bem, acertar na data não é propriamente uma ciência exata. Normalmente, os sites oficiais e os guias dizem que meados de junho a meados de julho é a melhor época, mas, na realidade tudo depende das plantações em concreto que se vai visitar e do clima na Provença durante a primavera. Há evidências que sugerem que as mudanças climáticas estão a antecipar a floração (e portanto, a colheita) todos os anos.

Existem várias áreas de cultivo de lavanda na região, e cada uma segue o seu próprio calendário.
A boa notícia é que isso significa que podemos encontrar a lavanda a florescer por mais tempo — basta saber onde encontrá-la!

A lavanda, se deixada por conta própria, floresceria feliz por cerca de dois meses durante o verão. No entanto, a lavanda da Provença é cultivada pelo seu óleo. Isso significa que os agricultores devem colhê-la no momento certo para depois extrair o óleo quando este estiver mais pujante e abundante. Isso traduz-se na colheita logo após a lavanda atingir o seu pico em termos de plenitude (e beleza!).

QUAIS SÃO OS DIFERENTES ESTÁGIOS DA FLORAÇÃO

A floração da lavanda passa por duas fases: a “floração precoce” e a “floração completa”. 

A floração precoce começa a acontecer a partir de meados de junho (em algumas áreas). É a época em que as flores começam a surgir, os arbustos têm uma tonalidade roxa, mas os botões individuais ainda não abriram.
Já durante a floração completa, como o nome indica, as flores estão totalmente abertas e os campos apresentam-se em toda a sua glória e beleza, criando um cenário de sonho e magia.

ONDE FICAR HOSPEDADO

Embora seja possível encontrar campos de lavanda basicamente por toda a Provença, os campos mais bonitos estão localizados em redor de Valensole, Luberon, Sault e Drôme. Por isso estes são os locais ideais para ficar.

De Valensole leva apenas cerca de 5 a 20 minutos para chegar de carro aos campos de lavanda, por isso faz algum sentido aqui ficar, mas a cidade é muito pequena e as opções de alojamento são um pouco limitadas.
Manosque fica um pouco mais longe dos campos (cerca de 20 a 25 minutos de carro), mas é um dos melhores lugares para ficar hospedado, por ser uma das maiores e mais bonitas cidades da região. Oferece opções de acomodação para todos os orçamentos e também tem muitos cafés, restaurantes e supermercados.
Riez é outra opção para quem quiser ficar perto dos campos de lavanda, mas tal como Valensole é uma cidade pequena por isso o alojamento é escasso. Fica localizado a cerca de 15 km de Valensole (20 minutos de carro).

Luberon fica no coração do Parque Natural Regional do Luberon, e a região oferece muitos hotéis de luxo, parques de campismo e alojamentos locais casas, logo é mais uma boa opção.

Sault fica perto da cidade de Avignon, e tem alguns dos campos de lavanda mais famosos da França. É aqui que todos os anos acontece, no mês de agosto, o Festival Anual de Lavanda e talvez por isso Sault seja atualmente conhecida como a “Capital da Lavanda”. Não é difícil encontrar acomodações para todos os orçamentos aqui, desde hotéis até Bed&Breakfast.

Ao lado de Ardeche fica Drôme, região menos turística do que as áreas mais populares da Provença, mas uma excelente opção para ver os campos de lavanda na França com todo o sossego e tranquilidade.
Drôme tem paisagens incríveis que podemos descobrir fazendo caminhadas ou passeios de bicicleta – e a melhor notícia é que podemos fazer isso tudo durante a estação mais quente do ano e ainda ter o bónus de ver os belos e perfumados campos de lavanda.
Há várias vilas pequenas na região como Grignan ou La Garde Adhemar com ótimos lugares (do tipo alojamento local), para ficar, mas Montbrun-les-Bains é capaz de ser a melhor por causa das vistas incríveis para o Mont Ventoux que permitem ver de longe os coloridos campos de lavanda.

NOTA: Tenham em atenção que a Provença é muito popular na temporada de lavanda, por isso reservem a hospedagem com a devida antecedência para evitar preços muito altos ou falta de lugares para ficar.

TENHO DE PAGAR PARA VISITAR OS CAMPOS?

Não. Visitar os campos de lavanda por conta própria (sem ir em excursão organizada) é totalmente gratuito. Sempre que encontrarem um bonito, basta estacionar na estrada e apreciar a vista!

COMO ENCONTRAR OS CAMPOS E O MELHOR MOMENTO PARA OS VISITAR

As melhores estradas a seguir para encontrar os campos de lavanda são a D6 - Route de Manosque, que vem de Manosque até Riez; a D8 - Route de Départementale, de Valensole a Puimoisson, a D953 entre Puimoisson e Riez e a D164 - Route du Mont Ventoux.

Em meados de junho os campos de Luberon começam a ficar com os seus tons de violeta. Seguidos de perto por Valensole - É a época da floração precoce.
No final de junho, os campos de Luberon e Valensole começam a florescer, tornando-se mais coloridos e cénicos.

O início de julho é a melhor época para ver o espetáculo natural dos campos de lavanda de Luberon e Valensole em plena floração. Os campos em Sault e Drôme começam a florescer também nesta época.

Em meados de julho começa a colheita no Luberon e em Valensole, mas geralmente os proprietários deixam alguns campos intocados até ao Festival de Lavanda de Valensole que acontece em meados de julho.
Sault e Drôme por esta altura também costumam estar em plena floração (ou quase).

Por volta da terceira semana de julho em Sault e Drome costuma começar a colheita em alguns campos que continuará lentamente até ao início de agosto.

FESTIVAIS PROVENÇAIS LIGADOS À CULTURA DA LAVANDA

Ferrassières - Primeiro domingo de julho
Apt - Primeiro ou segundo domingo de julho
Valensole - Terceiro domingo de julho
Valreas (Drôme) - Primeiro fim de semana de agosto
Digne-les-Bains - Primeiro fim de semana de agosto
Sault - 15 de agosto (todos os anos)
Saint-Geniez - Meados de agosto (a data varia)

CLIMA

A Provença costuma ser quente e ensolarada no verão, com pouca ou nenhuma chuva. Durante o dia não é difícil atingir temperaturas médias de 27-30ºC, mas as manhãs e as noites são muito mais frias, portanto não se esqueçam de levar um casaco.

CUIDADOS A TER DURANTE UMA VISITA AOS CAMPOS

Como praticamente não há sombra nos campos de lavanda e o clima é quente, certifiquem-se de levar um chapéu, óculos escuros, protetor solar e uma garrafa de água. Levem calçado confortável e tenham atenção para não incomodar as abelhas e acabar o passeio com uma ferroada! (há imensas nos campos).

Se têm medo de abelhas, optem por visitar os campos de lavanda de manhã bem cedo ou no fim do dia quando as abelhas estão menos ativas.

Tenham cuidado para durante a visita não danificar a lavanda. Não colham flores, andem apenas entre as fileiras e não pisem nos arbustos e nas flores.
Podem comprar bem barato um ramo de lavanda, praticamente em qualquer loja perto dos campos ou nas cidades próximas, não vale a pena arriscar irritar o proprietário de um dos campos de lavanda estragando algum arbusto.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.