Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 08.06.23

Callos a La Madrileña

4-17

Callos a la madrileña é um dos pratos mais tradicionais que podemos experimentar em Madrid, especialmente no inverno. Este ensopado existe desde o final do século XVI e foi trazido para Madrid por imigrantes das Astúrias. Considerado inicialmente um prato dos “pobres” por ser feito com as partes descartadas nos mercados de carne, hoje é uma especialidade reverenciada e oferecida no menu de muitas tabernas de Madrid. Os melhores callos são servidos com morcilla (morcela), chouriço e o famoso jamón (presunto) espanhol e servidos, num dia frio de inverno, com pão e um copo de vinho tinto, aquecem verdadeiramente a alma.

INGREDIENTES

1 kg de mão de vaca
1 cebola e meia
2 cenouras
1 fatia de limão
Piri-piri a gosto
1 fio de azeite
4 dentes de alho
200g de polpa de tomate
500ml de caldo de carne
1 chouriço de carne
2 morcelas
Sal a gosto
coentros a gosto



PREPARAÇÃO

Comece por arranjar a mão de vaca, lavando e tirando qualquer penugem que possa existir. Corte em pedaços e coloque numa panela com água a ferver. Adicione sal e deixe cozer por 15 minutos.

Deite a água de cozedura fora, coloque nova água, deixe ferver e acrescente novamente a mão de vaca, as cenouras, meia cebola, um dente de alho, e uma rodela de limão. Tempere com sal e piri-piri e deixe cozinhar até a mão de vaca estar bem tenra.

Reserve as cenouras e o caldo de cozedura, previamente coado. Retire os ossos e os nervos da mão de vaca e corte o restante em pedacinhos.

Aqueça um pouco de azeite e junte uma cebola e os dentes de alho bem picados. Acrescente a polpa de tomate e refogue durante alguns minutos. Adicione os pedacinhos de mão de vaca e deixe cozinhar durante cerca de 8 minutos.

Junte o caldo de cozedura e as morcelas, inteiras, e cozinhe por mais 30 minutos.
Ao fim deste tempo, adicione o caldo de carne, o chouriço de carne em rodelas, as morcelas, também em rodelas e as cenouras fatiadas.
Cozinhe por 15 minutos, retifique o tempero acrescentando mais sal ou piri-piri se necessário.

Sirva quente e com coentros picados por cima.