Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 28.10.19

Bordéus | Um destino de luxo!

Bordéus… O seu nome, por si só, já evoca a riqueza e o prestígio da herança francesa num dos seus aspetos mais deliciosos e importantes: o vinho!

 

fullsizeoutput_359c   Foto: PxHere

São muitos os vinhos lendários produzidos na região de Bordéus, mas esta cidade tem mais para oferecer do que as suas vinhas e cultura do vinho. Desde a Place de la Bourse, com o seu magnífico cenário clássico, até ao incrível Miroir d'eau com as suas frescas névoas de água, passando pelos museus e por um vibrante panorama gastronómico, a capital e a maior cidade da Gironda, no sudoeste de França, tem tudo para agradar aos visitantes mais exigentes.

Ficou curioso? Não pense duas vezes. Marque os seus bilhetes para Bordéus na TAP e voe já para este maravilhoso destino!

 

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS ÚNICAS

Bordéus, já todos sabemos, é uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo, mas a verdade é que até recentemente este não era um lugar onde o turismo de vinhos tinha grande relevância. Os portões dos majestosos Châteaux estavam firmemente fechados a  turistas e a maior parte do vinho era vendida En Primeur (um sistema antigo de pré-venda do vinho muito antes de este ser engarrafado).

Passar uma noite num desses castelos era ainda mais impensável. Mas os tempos mudaram e hoje encontramos com facilidade experiências magnificas e luxuosas como as oferecidas por Bernard Magrez no Château Pape Clément.

Marque uma experiência “L’éveil des Sens”, desperte os sentidos e deixe-se guiar por uma viagem sensorial que o vai levar a descobrir o vinho em toda a sua essência:

A experiência começa com um passeio por vinhas de casta Merlot, as mais antigas da região de Bordéus. Com a descoberta tátil de solos e materiais é colocado em evidência  o sentido do toque.
Já nas adegas, é o sentido do olfato que domina. Com deliciosos aromas a emanarem dos barris, a sua habilidade para identificar diferentes cheiros vai ser testada.
Segue-se a visão — onde o visitante vê as mudanças que moldaram a vinha, de 1250 até os dias de hoje.
Finalmente, chega o momento da degustação. O vinho de Bordéus é, predominantemente (mas não só), uma mistura de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon e a mistura não ocorre até que a fermentação tenha sido concluída — geralmente em fevereiro ou março. Para entender os componentes individuais que entram num Bordeaux, é dado a provar ao visitante amostras de barris de Merlot e de Cabernet Sauvignon e depois são discutidas as diferenças.

fullsizeoutput_359d   Foto: The Travellight World

A degustação tem uma segunda parte que é realizada em diferentes contextos sonoros, para entender como estes podem influenciar a nossa apreciação do vinho ...
Ao visitante é pedido para fechar os olhos e ouvir diferentes sons: pássaros a cantar no campo, carros a buzinar na cidade e ondas a bater na praia. Com cada som, é provado um vinho e depois o visitante é convidado a escrever o que achou, para perceber de que forma os sons afetam a nossa perceção do vinho que bebemos.

fullsizeoutput_359e Foto: The Travellight World

Para uma experiência ainda mais completa e luxuosa, é possível passar uma noite no Château e acordar no meio das vinhas Grand Cru Classé, num dos cinco maravilhosos quartos do Castelo.

Quer explorar mais a região? Opte então por fazer um tour que combine vinhos com experiências gourmet ou culturais. Existem várias agências de turismo em Bordéus que criam excursões personalizadas, guiadas por especialistas que oferecem de tudo, desde incríveis passeios de helicóptero pelas vinhas até workshops sobre o tema. Escolha a que for mais adequada para si. Há tours de vinhos em Bordéus para todos os gostos (e bolsas!)

 

PASSEIO PELA CIDADE

Não é por acaso que, após a sua classificação em 2007 como Património Mundial da UNESCO, em 2015, Bordéus conquistou o título de Melhor Destino da Europa — para muitos esta cidade representa o melhor que a França tem para oferecer e é a essência do luxo e da elegância.

Para se familiarizar com a grandeza de Bordéus, comece na central Triangle-d'Or, onde pode apreciar todo o esplendor do século XVIII expressa no majestoso Palais de la Bourse (bolsa de valores) e no Miroir d'eau — o grande espelho de água que reflete o  Palais de la Bourse.

fullsizeoutput_3597   Foto: PxHere 

Passeie no Quais de Bordeaux e depois siga para o distrito medieval de St. Pierre. Veja o La Grosse Cloche — um campanário construído no século XV, que é um dos mais antigos de França e um dos poucos fragmentos remanescentes do período medieval da cidade de Bordéus. Pare também em Porte Cailhau e admire o portão que sobreviveu à ruína  das antigas muralhas.

Tire uma selfie no belíssimo (e muito fotografado) Monument aux Girondins, na Esplanade des Quinconces. Veja a Catedral de Bordéus e, se estiver interessado em saber mais sobre a história da região, visite o Musée d'Aquitaine.

fullsizeoutput_3598 Foto: The Travellight World

Se o seu interesse é decoração e design, não deixe de conhecer o Museu de Artes Decorativas. Instalado numa mansão do século XVIII, o museu foi projetado para imitar os interiores de uma casa francesa, e representar a evolução do design.

Se gosta de arte, visite o Museu de Belas Artes e o Museu de Arte Contemporânea.

Para fazer compras, vá até a Rue Sainte-Catherine e pare num café para provar canelés — bolinhos típicos da região aromatizados com baunilha e rum.

Descubra a vibrante cena gastronómica da cidade. Vai perceber que bares de tapas estão lado a lado com restaurantes de fusão e de alta cozinha liderados por chefs premiados com estrelas Michelin.

Se é um foodie marque uma mesa no Le Pavillon des Boulevards, no Le Saint-James ou no Hostellerie de Plaisance — a excelência da comida e do serviço vão deslumbra-lo.

Merece também uma visita a mais recente atração da cidade — La Cité du Vin — um espaço dedicado à história do vinho e às culturas do vinho no mundo.

O edifício com design moderno e forma original, inspirado num decantador  de vinho, foi projetado pelos arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières e situa-se à beira do rio Garonne, um pouco afastado da principal área turística de Bordéus.

A sua loja de vinhos possui mais de 800 garrafas de vinho, das quais 200 são da França e mais de 600 de outros países.

fullsizeoutput_359b   Foto: PxHere

A vida, tal como o vinho, simplesmente parece mais rica e intensa em Bordéus. Viaje até lá e vai perceber porquê!

 

ARTIGO PATROCINADO PELA TAP E ORIGINALMENTE PUBLICADO NO SAPO LIFESTYLE

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.