Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 04.09.18

Bolzano | Tirol do Sul

fullsizeoutput_2bf4.jpeg

  Fotos: Travellight e H. Borges

 

Conhecida como “O Portão para as Dolomitas”, a pequena cidade de Bolzano, no Tirol do Sul, foi fundada há mais de 800 anos. 

 

Os seus primeiros registos históricos remontam ao século I A.C., quando os romanos aqui se instalaram e a transformaram num lugar importante para o comércio entre os países do sul e norte dos Alpes.

 

A arquitectura gótica caracteriza os edifícios do centro da cidade antiga. A sua catedral e os muitos castelos circundantes sublinham o importante papel da cidade durante esse período.

 

Bolzano foi sempre um ponto de encontro para diferentes culturas. Nos tempos medievais, comerciantes prosperaram sob as arcadas  que ficam na parte histórica da cidade e que ainda hoje abrigam muitas lojas e boutiques.

 

Apesar de oficialmente, fazer parte de uma região autónoma de Itália, Bolzano recorda-nos mais uma cidade Austríaca ou Alemã porque até 1918 integrou o Império Austro-Húngaro e a sua influência nunca desapareceu. A maioria da população fala alemão e em muitos lugares vemos placas escritas nesta língua.

 

A praça principal de Bolzano é chamada de Praça Walther, por ter no seu centro uma estátua erigida em homenagem a este poeta alemão. É um dos melhores lugares da cidade para almoçar ou jantar, principalmente no Verão quando podemos aproveitar as várias esplanadas disponíveis.

 

fullsizeoutput_2bde.jpeg

fullsizeoutput_2bdf.jpeg

 

O "Rosengarten" - uma das montanhas mais conhecidas nas Dolomitas - também pode ser vista a partir daqui.

 

Um pouco mais à frente encontramos a catedral gótica, outra das atracções da cidade, que se destaca pelo seu bonito telhado colorido.

 

fullsizeoutput_2be2.jpegbolzano.jpg

 

A Via dei Portici, por seu lado, chama-nos a atenção pelas suas arcadas e lojas elegantes e por um grande mercado ao ar livre.

 

fullsizeoutput_2be4.jpegfullsizeoutput_2be9.jpeg

fullsizeoutput_2bed.jpeg

 

Em redor há fileiras de casas coloridas com janelas curiosas, persianas de madeira e enfeites interessantes.

 

fullsizeoutput_2be5.jpegbolzano1.jpg    fullsizeoutput_2be8 (1).jpeg

fullsizeoutput_2bea.jpeg

fullsizeoutput_2bee.jpegbolzano2.jpg

 

Continuando a caminhar, chegamos ao Museu de Arqueologia do Sul do Tirol, um lugar imperdível para quem gosta de história e arqueologia. O museu é dedicado a Ötzi, o homem do gelo.

 

P8121396.JPG

 

Ötzi é a múmia humana natural mais antiga da Europa, foi encontrada em 1991 por dois turistas alemães nos Alpes e estima-se que tenha cerca de 5.300 anos.

 

Para ver a cidade de cima nada melhor do que subir no teleférico do Renon (Funivia del Renon).

 

fullsizeoutput_2bf3.jpeg

 

Quem procura maravilhosas paisagens naturais, cidades históricas e aldeias pitorescas não se desilude com uma visita aos arredores de Bolzano.

  

P8121411.JPG

 

Da cidade parte uma rede de ciclovias que permite-nos percorrer a região, e visitar, entre outras coisas, belas vinhas que oferecem degustação de vinhos.

 

fullsizeoutput_2bf0.jpeg

 

Com uma estação bem no centro da cidade, o comboio é outra forma fácil de chegar e de percorrer a zona, mas sem dúvida, um automóvel permite-nos ir a lugares mais remotos e descobrir as paisagens mais incríveis…

 

Recomendo a todos uma visita a este lugar. As ruas são lindas, a história interessante, a comida maravilhosa e as paisagens de tirar o fôlego!

 

Tchau!
Travellight

8 comentários

Comentar post