Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 30.03.21

Bolo de Ançã | Cantanhede

fullsizeoutput_5763Foto: Cantanhedego.pt

O Bolo de Ançã, símbolo do património gastronómico da Beira Litoral, tem forte tradição na época da Páscoa. É um bolo doce, de textura leve e macia, feito à base de ingredientes simples como farinha, açúcar, ovos e manteiga.
É caracterizado por pequenas “cristas” douradas que decoram a parte superior do bolo, mas a sua origem perde-se no tempo. Sabe-se apenas que o segredo da sua confeção foi transmitido de geração em geração e que o seu sabor suave, aprimorado ao longo de mais de 200 anos, aliado ao bater da massa pela mão experiente das boleiras e à temperatura certa do forno de lenha, o transformaram num produto típico, muito apreciado, da Vila de Cantanhede.

Na impossibilidade de adquirir o original, partilho aqui a receita para quem quiser experimentar fazer em casa  😃

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo peneirada
12 ovos
200 g de margarina
250 ml de água morna
375 g de açúcar branco
50 g de fermento de padeiro

Preparação

Desfaça o fermento em água morna.

Faça um monte com a farinha e junte, aos poucos, a água com o fermento, deixando descansar por 10 minutos.

Quebre 6 ovos, adicione a metade do açúcar e vá adicionando à massa de farinha, amassando até incorporar bem. Em seguida, vá adicionando um ovo da cada vez, com um pouco do açúcar restante, até terminarem os ovos e o açúcar.

Por último, derrete-se a margarina, junta-se também à massa, até obter uma massa lisa, elástica e homogênea. Coloque a massa num recipiente grande e fechado e deixe levedar.

Quando dobrar de volume, modele os bolos e coloque em assadeiras untadas. Deixe crescer e asse em forno quente, pré-aquecido até estarem douradinhos.

 

Receita retirada do site cozinhadeaguia.blogspot.com

 

11 comentários

Comentar post