Bebinca | A rainha das sobremesas goesas
Considerada uma parte inerente da identidade culinária goesa, a Bebinca é uma sobremesa multicamadas, muitas vezes apelidada de "rainha das sobremesas de Goa”.
Diz a lenda que a sua receita foi criada pela irmã Bebiana, uma freira do Convento de Santa Monica, em Velha Goa, usando sobras de leite de coco e — no seguimento da tradição conventual portuguesa — as gemas que restavam quando as freiras usavam as claras de ovo para branquear os seus hábitos.
A sua confeção é demorada, mas o resultado é tão saboroso que compensa todo o esforço.
Veja aqui como preparar:
INGREDIENTES
900 g de açúcar granulado
18 ovos
1 litro e ½ de leite de coco
300 g + 2 colheres de sopa de farinha
1 pitada de noz-moscada em pó
pitada de sal
120g de manteiga clarificada (manteiga ghee) ou em alternativa, manteiga sem sal
PREPARAÇÃO
Numa pequena frigideira, deixe cozinhar 75g (5 colheres de sopa) de açúcar em lume médio-alto, girando a panela ocasionalmente, até que o caramelo comece a ganhar uma cor âmbar, 6 a 8 minutos. Retire do lume imediatamente. Adicione ¼ chávena de água ao caramelo para arrefecer a mistura e reserve.
Utilizando um processador de alimentos ou um liquidificador, transforme o restante açúcar em pó fino.
Em 2 taças grandes, separe as gemas de ovo e as claras de 15 ovos. Adicione os 3 ovos inteiros às gemas de ovo e reserve as claras.
Adicione o açúcar em pó às gemas de ovo e bata bem para o tornar cremoso e fofo.
Misture a farinha no leite de coco. Retire 2 colheres de sopa da mistura de leite de coco e coloque numa tigela pequena; misture com a noz-moscada em pó.
Bata a mistura de ovo com a mistura de leite de coco e a mistura de noz-moscada. Passe isto através de um coador para garantir uma mistura de bebinca sem fios. Adicione uma pitada de sal. Divida a mistura de bebinca uniformemente em 2 taças separadas.
Adicione o caramelo arrefecido a uma das taças bebinca e mexa para obter uma bela cor castanha.
Pré-aqueça o forno a 200ºC Aqueça uma forma de bolo de 25 cm em lume médio num fogão. Adicione 2 colheres de sopa de manteiga, certificando-se de que cobre o fundo. Adicione o suficiente da primeira camada de massa (a massa mais clara) para cobrir a base. Deixe cozinhar no fogão com mais de 180ºC durante cerca de 8 a 10 minutos até ver bolhas e as laterais ficam castanhas claras. Transfira a forma para o forno e leve a assar durante 10 minutos. Retire a forma e espalhe ½ colher de chá de manteiga no topo da primeira camada.
Adicione a segunda camada de massa (a massa mais escura), o suficiente para cobrir a primeira camada. As camadas devem ser finas, por isso não adicione muita massa. Reduza a temperatura do forno para 180ºC.
Coloque a forma no forno e leve a assar durante 15 minutos, até que a segunda camada esteja cozinhada. Se vir bolsas de ar, não se preocupe; pressione a massa com a parte de trás de uma colher de sopa para libertar o ar. Espalhe ½ colher de chá de manteiga sobre a camada.
Adicione a terceira camada, apenas o suficiente para cobrir a segunda camada. Coloque a forma no forno e repita este processo, alternando as camadas leves e escuras, assando cerca de 15 minutos por camada, até que toda a massa seja utilizada. Deve haver um total de 7 camadas. Deixe a bebinca arrefecer totalmente na forma durante 12 horas.
Para desenformar coloque a forma em lume médio até que a manteiga que colocou na sua base no inicio da confeção, derreta. Use uma faca ou espátula para libertar a bebinca das paredes laterais da forma. Coloque uma placa plana no topo da forma e vire-a para libertar a bebinca. Corte em fatias finas e sirva.
Receita adaptada do site BBC