Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 23.11.22

Bagni di San Filippo, um tesouro natural escondido no coração da Toscana

San Filippo é uma pequena cidade no sul da Toscana entre o Val d'Orcia e o Monte Amiata que esconde um tesouro natural único e surreal — os Bagni di San Fillipo, ou banhos de São Filipe.
Os banhos são formações de calcário branco, com aparência glaciar, localizados no meio de uma floresta, com cascatas e pequenas piscinas de água quente termal onde se pode mergulhar.

fullsizeoutput_7172Foto: Discovery Tuscany

Esta zona termal, de acesso gratuito, é conhecida pelos italianos desde os tempos romanos e era frequentada por gente importante como Lorenzo, o Magnífico, ou Cosimo de Medici. Hoje os turistas que tem a sorte de a visitar deslumbram-se com a Cascata da Baleia Branca, uma verdadeira maravilha da natureza, assim chamada pela sua semelhança com o dorso de uma baleia.
É neste ponto que correm as águas mais quentes da nascente próxima, por vezes atingindo os 48º o que permite aos visitantes banhar-se até no inverno mais frio.

A enorme formação de carbonato de cálcio continua a crescer e a modificar-se, graças à água termal que continua a fluir do seu cume. A água carregada de minerais vai, como um artista, esculpindo a rocha e criando pequenas cavernas.

Mas não é apenas pelas vistas que as pessoas visitam os Banhos de San Filippo, mas essencialmente pelas águas consideradas particularmente adequadas para hidroterapia, banhos de lama, inalação, tratamento de doenças neuro-osteo-articulares, doenças do ouvido, nariz e garganta, doenças do aparelho respiratório e doenças dermatológicas.

Durante o inverno as águas termais misturam-se com a água da chuva que contém material orgânico, por isso a formação varia na cor e aparência, podendo nessa altura adquirir um tom esverdeado ou avermelhado.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Ana Maria Barreto (@thetravellightworld)

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por ANGIE ♡ LUXURY TRAVEL (@missangievilla)

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por JEREMY AUSTIN (@jeremyaustiin)

COMO VISITAR

De Florença há um autocarro direto (B23 - direção Piancastagnaio Centro, Tiemme Spa ) que parte de Firenze Autostazione e para na cidade de Bagni San Filippo, duas vezes por semana (segundas e sextas), custa entre 11 e 14 euros e leva cerca de 2 horas e 15 minutos a chegar.

Também é possível apanhar um comboio de Florença para Montepulciano (mudando de linha na estação Chiusi-Chianciano Terme) e depois em Montepulciano apanhar o autocarro para Bagni San Filippo (que leva cerca de 50 minutos a chegar).

 

Para inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana sigam a minha conta de Instagram

Tchau!

Travellight

 

3 comentários

Comentar post