Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 20.04.22

Bacalhau Dourado à Moda de Elvas

fullsizeoutput_66ab

O bacalhau dourado é um dos pratos mais típicos da gastronomia elvense. Nasceu na antiga Pousada de Santa Luzia que, ao abrir portas em abril de 1942, foi a primeira pousada do país. Conta-se que o bacalhau dourado nasceu de uma aflição na cozinha: chegou um imprevisto número de pessoas ao restaurante e a despensa não estava muito recheada para corresponder às exigências, então a cozinheira, D. Jacinta do Carmo Bucho, juntou os ingredientes disponíveis, valeu-se da sua imaginação e experiência e, assim, nasceu um novo prato!

O prato foi, muito possivelmente, inspirado no tão comum “Bacalhau à Brás”, sendo a principal diferença o uso exclusivo de batata “cabelo de anjo” (semelhante às batatas em palito, mas ainda mais finas e compridas) e a utilização de bastante ovo, que envolve o prato como um verdadeiro “creme”.

INGREDIENTES 

1 kg de batata
750 g de bacalhau
8 ovos
1 dl de azeite
óleo ou azeite para fritar as batatas
sal e pimenta a gosto
azeitonas pretas

PREPARAÇÃO 

Comece por descascar as batatas. Corte-as em palha fina. Lave bem as batatas e coloque-as durante algumas horas em água fria para ficarem rijas.
De seguida, escorra bem as batatas e seque-as. Frite em óleo bem quente uma quantidade não muito grande batatas de cada vez. Depois de douradas retire-as e deixe-as a escorrer sobre papel absorvente. Reserve as batatas.

Coza o bacalhau. Depois de cozido, retire-lhe as espinhas e a pele. Desfie o bacalhau em lascas pequenas.
Na hora de preparar,  bata bem os ovos temperados com  sal e pimenta a gosto (verifique se as lascas de bacalhau estão muito ou pouco salgadas).
Seguidamente, leve ao lume uma frigideira grande com o azeite. Frite as lascas de bacalhau nesse azeite durante 1 ou 2 minutos.

Junte as batatas e mexa muito bem. Deixe aquecer bem e junte os ovos batidos. Envolva lentamente com a ajuda de um garfo para ficarem bem soltos. Quando os ovos estiverem cozinhados (mas não secos) retire do lume.
Sirva de imediato numa travessa e decore com azeitonas pretas.

 

Receita retirada do site receita de bacalhau

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.