Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 01.03.17

B DE BOM | B DE BARATO | B DE BOLONHA !

Olá amigos viajantes!

 

Na semana passada, aproveitei aquelas tarifas malucas da Ryanair e dei um saltinho até Itália, mais propriamente até Bolonha.

 

Apesar de conhecer bastante bem Itália nunca tinha visitado esta cidade e posso dizer-vos que foi uma muito agradável surpresa!

IMG_2400.JPG

   Créditos das imagens: Travellight e H.BorgesFullSizeRender.jpg

 

P2190238.JPG

 

Bolonha pode não ter tantos monumentos como Roma ou ser tão fotogénica como Veneza mas não é tão turística, nem enche ao ponto de não conseguires dar dois passos sem tropeçar em alguém - o facto de estarmos no Inverno também pode ter contribuído para isso 😜

 

É realmente uma linda cidade onde podes vivenciar, com a devida calma, La Dolce Vita Italiana.

 

fullsizeoutput_10d5.jpeg

 

Bolonha não é muito grande por isso é possível ver todas as atracções caminhando a pé. Não faltam igrejas e museus para visitar e boa arquitectura para apreciar. Quando os pés começam a queixar-se é só parar num dos muitos restaurantes e saborear uma bela lasanha acompanhada de um belo copo de vinho tinto ou sentar numa agradável esplanada e pedir um capuccino.

 

IMG_2408.JPG

 

P2190406.JPG

 

É fácil sentires-te feliz neste cenário 😄

 

De entre as atracções da cidade destaco as seguintes:

 

1- Piazza Maggiore ou Piazza Grande

 

Esta praça é o coração de Bolonha e o centro da vida religiosa e civil desta cidade. É famosa pela Fontana di Netuno (que actualmente está tapada porque a estão a restaurar) e pelos antigos edifícios medievais: o Palazzo Comunale, o Palazzo dei Bianchi, a enorme Basílica de San Petronio e, em frente à basílica, o Palazzo del Podestà.

 

FullSizeRender.jpg

 

Há uma lenda entre os estudantes da Universidade de Bolonha que diz que dá má sorte atravessar a praça pelo centro. Os estudantes que não seguem esta sugestão correm o risco de nunca obter o diploma universitário, por isso já sabem, se estiverem a tirar um curso e forem supersticiosos, quando visitarem esta praça atravessem pelos lados.

 

FullSizeRender.jpg

 

2- A Basílica di San Petronio

 

É a igreja mais importante de Bolonha e é considerada a quinta maior igreja do mundo (apesar de a mim não me ter parecido tão grande…) A sua construção começou em 1390 e continuou por séculos.

 

P2190435.JPG

FullSizeRender.jpg

P2190473.JPG

 

 

3- Torres de Bolonha

 

As duas torres mais importantes são a Torre Asinelli e a Garisenda. Estas torres são um dos símbolos de Bolonha, tinham uma função militar e civil e deram prestígio às famílias que pagaram pela sua construção.

 

IMG_2402.JPG

 

Podemos subir ao cimo da Torre Asinelli se estivermos dispostos a percorrer 498 escadas de madeira para chegar ao topo. Os corajosos podem desfrutar de uma bela vista dos telhados de Bolonha.

 

Dizem que quando o tempo está bom é possível ver o mar e os Alpes (eu não vi...).

 

A Torre Garisenda é menos alta e não pode ser visitada. Quando olhamos para ela parece que a parte de cima ruiu.

 

P2190341.JPG

 

4 - Pinacoteca Nazionale em Bolonha

 

Este museu possui uma das colecções de arte mais importantes de Itália. Aqui podemos ver obras de artistas como Raffaello, Carracci, Reni, Perugino, Parmigianino, Tintoretto, Vasari, Guercino e outros.

 

5- Igreja de Santa Maria della Vita

 

Esta pequena igreja vale a pena visitar para ver a obra “Luto sobre o Cristo morto" de Niccolò dell'Arca - Considerada uma das obras-primas da escultura italiana. A dor expressa pelos rostos das estátuas levou Gabriele D'Annunzio a definir a obra como um "grito da pedra".

P2190569.JPG

 

6 - Comer!

 

Uma das melhores coisas de Bolonha é a comida. Por todo o lado encontramos lojinhas gourmet que vendem todo o tipo de delicias que nos fazem tão mal mas sabem tão bem! 😋

 

FullSizeRender.jpgP2190397.JPG

P2190416.JPG

 

A fama gastronómica desta cidade remonta à Idade Média. A cozinha bolonhesa, é variada e abundante. Além do famoso tortellinni, ainda feito à mão por fabricantes de massas e servido em caldo, massas variadas e a carne de porco são os personagens que se destacam. Alguns pratos típicos da região são criados graças às muitas combinações destes dois elementos.

 

P2190347.JPG

 

Entre estes pratos típicos encontra-se o famoso molho "à bolonhesa", preparado com carne de porco misturada com vitela e carne de bovino e servido depois sobre o esparguete; O tagliatelle, preparado com farinha e ovos; A lasanha, com camadas alternadas de molho de carne, molho bechamel e queijo parmesão e ainda a costeleta bolognese, coberta com queijo e uma fatia de presunto.

 

Entre as sobremesas, está o famoso bolo Certosino - um bolo feito com mel, amêndoas, frutas cristalizadas, pinhões, manteiga, passas, canela e chocolate preto.

P219031.JPG

 

Bolonha é um destino bom que fica barato: O voo ida e volta na Ryanair ficou por 44,00 € (marquei com alguma antecedência). O aeroporto tem um autocarro (Aerobus) que vai até ao centro da cidade e custa 6,00€ e há vários hotéis bons e baratos onde ficar. 

 

Quanto à alimentação, há muita escolha e é fácil comer bem sem gastar muito e depois ainda há a hora do aperitivo (geralmente das 19:00 às 21:00) onde em alguns estabelecimentos se pedirmos uma bebida e oferecem-nos um petisco para acompanhar. 

 

P2190558.JPG

 

E pronto, espero que tenham gostado de conhecer mais este destino!

 

fullsizeoutput_113e.jpeg

  

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.