As melhores atrações reais para visitar no Reino Unido
Você não precisa de ser convidado especial do rei Carlos III, para se sentir próximo da realeza britânica. Por todo o Reino Unido, há atrações que dão um vislumbre do seu modo de vida e mostram as residências oficiais, as joias, os barcos, as armas e até os pubs que no passado a casa real frequentou.
Se vai viajar para o Reino Unido e é fã da família real britânica veja em baixo 10 das melhores atrações reais que pode visitar, para conhecer melhor a sua história.
Castelo de Windsor, Berkshire
Construído por Guilherme, o Conquistador, no século XI, o castelo de Windsor já foi o lar de 40 monarcas. Passeie pelos quartos espetaculares e contemple os adornos de ouro e a impressionante coleção de arte. Uma visita ao Castelo oferece ainda a oportunidade de ver algumas pinturas de artistas famosos como Hans Holbein, Van Dyck ou Rubens. Termine com uma visita à capela de São Jorge, onde muitos monarcas estão enterrados, incluindo Henrique VIII, Carlos I e a Rainha Elizabeth II.
Foto: PxHere
Torre de Londres
A Torre de Londres abriga permanentemente as jóias da coroa britânica e uma famosa coleção de 23.578 pedras preciosas. Aqui pode ver coroas, mantos, ceptos, tiaras, colares e outras símbolos cerimoniais usados pela realeza.
Conheça a história da Torre que serviu de prisão para alguns dos criminosos mais perigosos do mundo, bem como para suspeitos traidores. A jovem princesa Elizabeth I foi uma das prisioneiras mais famosas da Torre. Esteve aqui presa por ordem da sua meia-irmã Maria I, que nos primeiros dias de seu reinado temia que Elizabeth estivesse a conspirar contra ela.
Foto: PxHere
Castelo de Lincoln, Lincolnshire
O Lincoln Castle é o lar de uma das quatro cópias da Magna Carta original, datada de 1215. Este documento mundialmente famoso mudou o curso da história para sempre. Elaborado pelo rei John, estabeleceu a regra de que todos – incluindo a realeza – estavam sujeitos à lei. Exposições interativas dão vida ao documento antigo nesta era digital.
Foto: PxHere
Palácio de Holyroodhouse, Edimburgo
Este grande edifício na histórica cidade de Edimburgo é a residência oficial do rei na Escócia. Foi a antiga casa de Mary Queen of Scots antes de ela literalmente “perder a cabeça” às mãos de Elizabeth I. Veja a magnífica Great Gallery, onde Carlos Eduardo Stuart, mais conhecido por Bonnie Prince Charlie festejou, e a notável Sala do Trono, onde George IV se sentou.
Foto: PxHere
Museu dos Arsenais Reais, Leeds
Do lado de fora, o edifício do Museu Royal Armouries parece futurista, mas basta entrar para ser transportado ao passado e ver a armadura de Henrique VIII, artefactos de guerra e armamento experimental que os exércitos do rei usaram ao longo dos séculos. O traje de batalha de Henrique VIII, pode-o surpreender se for à espera de encontrar algo que caiba no homem que habitualmente vemos nas pinturas de época dos nosso livros de história. A verdade é que em 1520, ele tinha 29 anos, 1,80 m e era muito atlético. O traje em si pesa 42,6 kg, o que prova que Henrique tinha de ser um homem em forma e forte o suficiente para usá-lo e lutar com ele. A entrada é gratuita.
Foto: PxHere
Mary Rose, Portsmouth
O Mary Rose foi a embarcação de Henrique VIII, servindo na sua frota durante 34 anos antes de afundar durante a Batalha de Solent em 1545, com o rei observando do vizinho Castelo de Southsea. Os seus restos foram recuperados em 1982 e agora estão em exibição em Portsmouth, juntamente com milhares de objetos originais recuperados ao lado do navio, dando uma visão única e comovente da vida na Inglaterra dos Tudor.
Foto: The Mary Rose - https://maryrose.org
Palácio de Kensington, Londres
No Palácio de Kensington conheça a história da princesa Victoria, a jovem destinada a ser rainha, visitando os aposentos onde nasceu e cresceu. Não perca igualmente o Jewel Room para ver de perto um incrível conjunto de joias, e a atual exposição “Crown to Couture” (incluída no bilhete do Palácio de Kensington) que apresenta deslumbrantes vestidos de alta costura contemporâneos usados por celebridades, ao lado de belos trajes históricos.
Foto: Pixabay | StevenE
Old George Inn, Newcastle
Se olhar para antiguidades não é o seu forte, mas ainda assim quer se sentir envolvido nas celebrações reais, faça uma paragem no pub Old George Inn. O pub mais antigo de Newcastle remonta a 1582 e o Rei Charles I foi seu visitante regular enquanto esteve detido em Shieldfield durante a Guerra Civil. O pub tem uma cadeira “King Charles”, que diz ter sido usada pelo monarca. Beba uma cerveja, feche os olhos, saboreie a história e faça um brinde ao passado e ao presente de Charles. Às sextas e sábados o pub está aberto até às 2h00.
Foto: camra.org.uk
Royal Yacht Britannia, Edimburgo
Atualmente parado em Edimburgo, o Royal Yacht Britannia foi residência real por mais de 40 anos e navegou mais de 1.000.000 milhas náuticas em 968 visitas de estado com a Família Real, durante as quais receberam primeiros-ministros e presidentes. Hoje é uma atração turística que nos conta as histórias da vida no mar tanto da família real, quanto dos 220 marinheiros que serviram a bordo.
Foto: Wikimedia Commons | Steve Daniels
Palácio de Hampton Court, Richmond upon Thames
O Hampton Court Palace é uma das residências reais mais opulentas do Reino Unido. Localizado nos arredores de Londres, foi o lar de Henrique VIII e de cinco das suas seis esposas.
Passeie pelas maiores cozinhas sobreviventes do século XVI, veja as seis enormes lareiras internas, onde uma equipa de até 200 cozinheiros preparava enormes banquetes para o rei e para a sua comitiva. Em seguida descubra os jardins onde vai encontrar os campos de ténis mais antigos do Reino Unido (remontam a 1526) e um labirinto paisagístico, que também é o mais antigo de seu tipo.
Foto: PxHere