Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 05.06.18

ARCO MONUMENTAL DA RUA AUGUSTA | LISBOA

fullsizeoutput_26b9.jpeg

  Fotos: Travellight e H.Borges

 

Lisboa tem muitos miradouros mas um dos mais extraordinários é o miradouro do Arco da Rua Augusta.


A construção deste monumento histórico começou a ser planeada após o terremoto de 1755 e pretendia simbolizar o nascimento de uma nova cidade, a sua inauguração contudo, só aconteceu em 1873, mais de 100 anos depois.

 

A entrada faz-se pela Rua Augusta, através de uma pequena porta mesmo ao lado do arco. O bilhete custa 2,5 euros, e inclui o acesso ao elevador que leva os visitantes até ao piso superior. Depois ainda é preciso subir mais algumas escadas para chegar à sala onde está o relógio e um painel que nos dá a conhecer os principais momentos da história do arco.

 

fullsizeoutput_26d9.jpeg

arcoruaaugusta.jpg

 

Mais algumas escadas e finalmente chegamos ao miradouro. Aguarda-nos uma vista panorâmica única sobre a capital.

Perspectivas de 360º graus mostram-nos uma Lisboa brilhante, com as suas sete colinas virada para o rio Tejo.

 

fullsizeoutput_26d0.jpegarcoruaaugusta3.jpg

fullsizeoutput_26c9.jpeg

 

fullsizeoutput_26de.jpeg

 

Lá de cima consegues ver o Terreiro do Paço, o Cais das Colunas, a estátua equestre de D. José I, a Baixa Pombalina, a Sé, o Castelo de São Jorge, o Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril… e, como se tudo isso não chegasse, ficas ainda bem perto da escultura A Glória, coroando o Génio e o Valor de Célestin Anatole Calmels. É muito interessante observar todos os seus detalhes: O Valor, é representado por uma mulher acompanhada por um leão e estandartes militares, o Génio, é um jovem, sentado numa pilha de livros e de lira na mão, e ambos são coroados pela figura feminina da Glória. Parecemos muito pequeninos ao pé destes gigantes.

 

fullsizeoutput_26d2 (1).jpegarcoruaaugusta4.jpg

 

Inscrito em latim, no topo do arco está a frase: "Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento", que remete para a grandiosidade do Império Português e para a descoberta de novos povos e culturas e nos recorda que o arco simboliza a força, as conquistas e a resiliência dos cidadãos Portugueses.

 

Tchau!

Travellight

 

 

6 comentários

Comentar post