Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 29.01.18

AMESTERDÃO É GEZELLING!

fullsizeoutput_2181.jpeg

 

Há cidades que nos aquecem o coração mesmo em alturas em que o termómetro não sobe mais do que os 3º graus centígrados.


Amesterdão é uma dessas cidades… Amesterdão é gezellig!
 
Gezellig? perguntam vocês. Sim, sim, não me enganei a escrever. 😃

 

Para quem não sabe, gezellig é uma palavra Holandesa que ouvimos muito por lá. Assim como a nossa “saudade”, “gezelling” não pode ser traduzida. O seu significado incorpora um sentimento. Pode ser tudo o que é aconchegante, agradável, pitoresco, confortável ou relaxante, mas também pode significar o tempo que passamos com um ente querido, ou aquilo que sentimos ao ver um amigo depois de uma longa ausência.

 

Pronuncia-se: heh-sell-ick.

 

Pode-se dizer que o termo engloba a alma da cultura Holandesa. E os Holandeses amam todas as coisas gezellig.

 

Noto isso mais em Amesterdão do que em qualquer outra parte do pais, porque em qualquer canto ou esquina encontramos um café, restaurante, bar ou hotel boutique com ambiente caloroso, decorado com prateleiras cheias de livros, almofadas coloridas, quadros ou plantas. É tudo muito cosy, muito confortável. Às vezes, no Inverno, até encontramos espaços com uma bela lareira.

 

please-take-a-look.jpg

   Restaurante Bleu - Prinsenstraat 10HS, 1015 DC Amsterdam

Amsterdam 2.jpg

   CT Coffee&Coconuts -Ceintuurbaan 282-284, 1072 GK Amsterdam 

 

a17361d306342432db29036aec01f280.jpg

  Restaurante Lion Noir - Reguliersdwarsstraat 28, 1017 BM Amsterdam

 

As lojas também são fantásticas e as que vendem queijo enchem-nos os olhos (e os outros sentidos) com a sua variedade e quantidade.

 

fullsizeoutput_2185.jpeg

fullsizeoutput_2184.jpeg

 

Mas nada é mais gezelling que os famosos canais de Amesterdão! Com seus barcos, suas pontes bonitas e margens coloridas por pitorescos edifícios de ângulos inclinados e fachadas ornamentadas que parecem ganhar ainda mais vida ao entardecer. É tão romântico! 😍.

 

fullsizeoutput_2182.jpeg

fullsizeoutput_2188.jpeg

 

Dá vontade de passear por ali agarradinha ao amor da tua vida, enquanto partilham os dois um Stroopwafel (waffell recheado com calda de açúçar e especiarias) acabado de fazer e comprado quentinho na rua.

 

P1210649.JPG

fullsizeoutput_2189.jpeg

 

E depois temos os mercados de rua, como aquele que todos os terceiros Domingos do mês ocupa a praça dos Museus (Museumplein).

 

fullsizeoutput_218e.jpeg

 

Artesanato, produtos típicos, mantas felpudas, gorros e luvas quentinhas são vendidos juntamente com as tradicionais bitterballen ou outros tipos de confort food.

 

P1210781.JPG

fullsizeoutput_2191.jpeg

P1210780.JPG

 

fullsizeoutput_218b.jpegAmsterdao 3.jpg

P1210789.JPG

fullsizeoutput_218f.jpeg

 

O Inverno traz consigo a neve e o gelo mas não tens como não relaxar quando vês famílias inteiras a divertirem-se no ringue de patinagem que é montado na parte traseira do Rijksmuseum. Aqueles que não sabem patinar no gelo agarram-se a cadeiras velhas de madeira para não caírem. É muito engraçado (e pitoresco) de observar. As gargalhadas dos miúdos até nos fazem esquecer do frio e antes de dares por isso já te juntaste à brincadeira.

 

fullsizeoutput_2170.jpegfullsizeoutput_218a.jpeg

P1210755.JPG

 

E as tulipas? Como não sorrir e sentir conforto ao ver essa bela flor - um dos símbolos do país - a adornar parapeitos e cestinhos de bicicleta.

 

P1200380.JPG

 


Na minha última visita à cidade tive a sorte de apanhar o Dia Nacional da Tulipa (dia 21 de Janeiro) e presenciei a Praça Dam, frente ao Palácio Real, coberta de milhares de flores que podíamos colher gratuitamente e trazer para casa.

Convém chegar antes do evento começar para ver todo o cenário montado. Assim que abrem as portas e as pessoas começam a colher as flores a magia perde-se um pouco.

 

85.jpeg

   Foto: US News

 

fullsizeoutput_21b5.jpeg

 

E pronto, é por tudo isso é que eu digo: Amesterdão é gezellig!!

 

Quem concorda comigo?

 

fullsizeoutput_216e.jpeg

 

Tchau!

Travellight