Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 18.11.22

Aligot | Um puré muito especial

fullsizeoutput_7128

Aligot é um prato francês que incorpora puré de batata, queijo derretido, natas e alho esmagado. Essa combinação resulta numa mistura cremosa, elástica e aveludada semelhante ao fondue.

O prato é uma especialidade de L' Aubrac, uma região localizada no sul da França. Acredita-se que foi inventado por monges que viviam nos mosteiros regionais e eram frequentemente visitados por peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. A versão original incluía uma combinação de pão e queijo, mas o prato ganhou forma definitiva no século XVI, após a introdução da batata.

INGREDIENTES
(4 porções)

1 kg de batatas
3 dentes de alho
100 g de manteiga (opcional)
250 g de natas
400 g de queijo tomme fraîche de l'Aubrac (ou em alternativa, se não conseguir encontrar este queijo, use 200 g de gruyere e 200g de mozzarella)
Sal e pimenta a gosto

PREPARAÇÃO

Lave as batatas e coloque-as numa panela grande com água junto com o alho – as batatas devem estar completamente cobertas com água. Cozinhe até as batatas ficarem macias. Enquanto isso, rale ou corte o tomme fraîche em fatias finas.

Coloque as batatas num pano e esfregue-as para remover as peles.

Usando um esmagador de batatas para as transformar em puré e volte a coloca-las na panela onde antes cozeram. Retire todos os dentes de alho ou faça puré de um dos dentes de alho e junte às batatas.

Coloque a panela em fogo baixo, adicione a manteiga (opcional) e as natas, tempere com sal e pimenta e mexa com uma espátula até a consistência ficar espessa e pegajosa.

Em seguida, adicione o tomme fraîche (ou gruyere e mozzarella) e mexa continuamente até que o queijo se incorpore às batatas e permita obter um aligot sedoso e flexível, que forme fios longos e elásticos quando puxado da panela.

Cuidado para o queijo não queimar!

Este prato acompanha muito bem Coq au vin  e Beef Bourguignon.

 

Receita adaptada, com pequenas alterações do site aubrac-laguiole

1 comentário

Comentar post