Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 07.02.18

AIX-EN-PROVENCE

fullsizeoutput_220c.jpeg

 Créditos das imagens: Travellight e H.Borges

 

Aproxima-se mais um Dia dos Namorados 😀


Há quem não ligue nada a este dia e há quem diga que quando há amor o dia dos namorados é quando nós quisermos.


Eu estou mais no segundo grupo o que não significa que não ligue nada a este dia. Afinal é sempre uma boa desculpa para fugir da rotina, surpreender a nossa cara metade e descobrir um lugar mais romântico 😍

 

Gosto muito da França mas nestas ocasiões prefiro evitar aqueles lugares mais óbvios como Paris e escolher um lugar menos concorrido como Aix-en-Provence.

 

Esta pequena cidade, localizada a 25 minutos de carro do aeroporto de Marselha, tem tudo para inspirar romance.

 

As suas ruas arborizadas, algumas delas bem estreitas, são uma festa para os sentidos e representam bem o estilo de vida Provençal. São animadas por encantadores cafés, bons restaurantes e lojinhas tradicionais que vendem produtos locais como os sabonetes de lavanda, chocolates e bons vinhos.

 

fullsizeoutput_2212.jpeg

fullsizeoutput_220d.jpeg

fullsizeoutput_220e.jpeg

fullsizeoutput_2215.jpeg

 

É tão bom passear de mãos dadas por caminhos que já foram percorridos por grandes nomes da literatura e da pintura como o escritor Émile Zola e o pintor Paul Cézanne.


Podemos até visitar a casa-atelier onde este artista pós-impressionista viveu e criou tantas obras magníficas.

 

Para quem é apaixonado por arte e por pintura em particular, é super interessante poder entrar um pouco no mundo do pintor e ver aquilo que o inspirava. Ver onde vivia, o jardim onde passeava e o atelier onde pintava.

 

fullsizeoutput_2216.jpeg

fullsizeoutput_2217.jpeg

 

Um facto curioso sobre Aix-en-Provence e que muita gente desconhece, é que o pintor Pablo Picasso está enterrado em Château de Vauvenargues um Castelo nos arredores da cidade.


Picasso considerava Cezanne o seu único mestre e resolveu por isso, em 1958, mudar-se para a encosta da Montanha Sainte-Victoire, uma montanha que Cezanne pintou mais de 80 vezes. Apesar de não ter morrido neste local, o seu corpo foi trazido para aqui para ser a sua última morada.


É difícil não nos apaixonarmos pela elegância intemporal da pitoresca Aix-en-Provence. É uma cidade pequena, fácil de percorrer a pé.

 

fullsizeoutput_2214 (1).jpeg

 

Bonitos edificios atraem o nosso olhar assim como a catedral do St. Savor e as esculturas que pontuam as ruas.

 

fullsizeoutput_221a.jpegIMG_6933.JPG

fullsizeoutput_2211.jpegfullsizeoutput_2219.jpeg

fullsizeoutput_2210.jpeg

 

Qualquer um dos mercados da cidade são perfeitos para comprar uma lembrança ou produtos locais como mel, ervas provençais ou calissons (doces típicos da cidade). Eu destaco o mercado da Place Richelme como um dos melhores.

Quem gosta de explorar a Natureza pode fazer passeios pela Montanha Sainte-Victoire ou caminhar em volta da barragem de Bimont.

 

Para um chá da tarde luxuoso e romântico parem na Patisserie Weibel, 2 Rue Chabrier. E podem encontrar os melhores chocolates da cidade na Patisserie Philippe Segond no 67 cours Mirabeau.

 

Para jantar recomendo o restaurante Il Était Une Fois, no 4 Rue Lieutaud.

O Magret de Pato é uma especialidade desta região. Experimentar este prato e algumas das suas deliciosas variações é obrigatório.


Em relação à estadia, uma ótima escolha de alojamento para uma escapadinha romântica é o Hotel le Pigonnet. Um Hotel 5 estrelas, com belos jardins e um SPA fantástico.

 

ma-9710b.jpg

   Foto: www.hotelpigonnet.com

aix1.jpg


Se ficarem mais tempo não deixem de visitar os arredores.

 

A partir de Aix-en-Provance é muito fácil, por exemplo, de chegar até, Marselha, ou visitar o Parque Nacional de Calanques e passar um dia a desfrutar da beleza da costa Mediterrânica.

 

A cidade de Roquemaure, situada a cerca de 01h15, é conhecida pelos seus festejos de São Valentim pelo que vale a pena visitar nesta época.


As relíquias de São Valentim encontram-se aqui desde 1868 e no fim de semana mais próximo de 14 de fevereiro, de dois em dois anos, a cidade recria a chegada destas relíquias e celebra o amor e o romantismo que este santo simboliza hoje em dia.

 

Roquemaure transforma-se, recuperando o aspecto que tinha no século XIX com mais de 800 pessoas vestidas com trajes tradicionais, cavalos e carruagens. As lojas são decoradas com moda do século XIX, uma antiga estação de correios vende cartões-postais de lembrança, há um mercado, um coreto com banda e durante os festejos as ruas recebem os nomes dos amantes mais famosos da literatura francesa.

 

72357735.jpg

 

Acrescento, por fim, que a Primavera é uma das melhores alturas para visitar Aix-en-Provence e explorar a região, nomeadamente a Route des Vins de Provence. Esta rota de vinhos desenrola-se por um caminho bastante cénico pontilhado por excelentes adegas.

 

No Verão há outro atractivo: os belos e aromáticos campos de lavanda que por aqui florescem.

 

fullsizeoutput_221b.jpeg


Fica a sugestão, espero que tenham gostado 😀

 

Sigam-me no Instagram e no Facebook

 

Tchau!
Travellight

8 comentários

Comentar post