Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 11.08.22

Agosto em Praga

Com a sua beleza gótica, arquitetura renascentista, excelente clima e ótima cerveja, Praga, a capital da República Checa, é um excelente destino para explorar em agosto. A abundância de eventos e festivais que acontecem na cidade durante este mês garante ao visitante umas férias bem animadas.

charles_bridge_prague_czech_republic-841320.jpg!d

Descubram aqui algumas das melhores coisas para fazer em Praga, em agosto.

ÓPERA, MÚSICA DE CÂMARA E DANÇA FOLCLÓRICA

O verão em Praga é uma época recheada de música, com inúmeros festivais e eventos musicais a acontecer dentro e fora da cidade, no mês de agosto. Entre os mais importantes, este ano, conta-se uma apresentação de Don Giovanni, realizado na Ópera Estatal de Praga, local onde em 1787 o próprio Mozart conduziu a estreia mundial desta peça de teatro lírico.Cenários impressionantes, figurinos de época e um elenco soberbo, criam uma ocasião única e memorável; o Festival Internacional de Órgãos, que acolhe na Basílica de St. James — localizada na histórica Praça da Cidade Velha de Praga — organistas de todo o mundo; e a Semana de Dança Folclórica, que tem como protagonistas os alunos da Dvorana, uma famosa escola de dança de Praga.

32620993327_c7d775c5d9_bBOHEMIA JAZZ FEST

A tradição dos festivais de jazz é antiga na cidade e o primeiro evento do género realizou-se em 1964. O Bohemia Jazz Fest é um evento gratuito que acontece durante dois dias (à tarde e à noite) no Centro Histórico de Praga — uma área protegida pela UNESCO como Património da Humanidade. Enquanto estiver por lá, não deixe de visitar os edifícios góticos, renascentistas e medievais e o famoso Relógio Astronómico, que se pensa ter mais de 600 anos.

fullsizeoutput_3a21

CASTELO DE PRAGA E O CENTRO HISTÓRICO

Agosto também é um bom mês para visitar locais históricos e monumentos nacionais como o Castelo de Praga.

Datado do século IX, o castelo está classificado como Património Mundial da UNESCO e é uma das atrações mais populares da cidade. Acompanhe uma das muitas visitas guiadas (diurnas e noturnas) ao local e descubra a sua história. O Guinness Book of Records afirma que este é o maior castelo do mundo, por isso reserve algumas horas para o visitar e apreciar com calma todos os estilos arquitetónicos visíveis no complexo. 

O Castelo de Praga está muito longe da ideia comum de um castelo medieval com aspeto fortificado. A sua originalidade reside no facto de ser composto por um conjunto de belos palácios e edifícios conectados por pequenas vielas. Foi, durante muitos anos, a residência dos Reis de Boémia, mas em 1918 transformou-se na residência oficial do presidente da República Checa.

Quando visitar o Castelo não perca a Catedral de São Vito. Símbolo de Praga e de todo o país, a Catedral possui uma importante história e um notável valor artístico; Preste igualmente atenção à Torre Daliborka, à Torre Negra e à Torre Branca (todas antigas prisões) e visite o Antigo Palácio Real, edifício datado do século IX que sofreu importantes mudanças até se tornar no impressionante monumento que atualmente se vê;

A Basílica e Convento de São Jorge, que hoje abriga a coleção de arte boémia do século XIX da Galeria Nacional de Praga, a Torre da Pólvora, onde funcionava o laboratório dos alquimistas do rei Rodolfo II e a pequena Rua do Ouro, são outros destaques do Castelo.

A Rua do Ouro é um excelente lugar para fotografar. É ladeada por pitorescas e coloridas casinhas, que atualmente são lojas de artesanato, mas que no passado abrigaram os melhores ourives da cidade. 

fullsizeoutput_3a1f

ŽLUTÉ LÁZNĚ

Depois de conhecer a histórica Cidade Velha, apanhe um elétrico em Staromestska e vá até Dvorce (viagem de 10 minutos). Nas proximidades, encontrará o Žluté lázněum parque à beira rio, onde pode relaxar, apanhar sol, saborear cerveja a preços razoáveis e jogar vólei ou pingue-pongue. Quase não há turistas, por isso vai poder sentir-se como um habitante local.

Este é definitivamente um dos melhores lugares da cidade para aproveitar um dia quente de verão.

CRUZEIRO NO RIO VLTAVA

Entre no barco e conheça Praga de uma perspetiva diferente. Veja as pontes que atravessam o rio Vltava e delicie-se com a brisa suave que ajuda a minimizar o calor de agosto.

Há muitas operadoras turísticas que realizam este passeio, por isso compare bem os preços antes de decidir qual vai escolher.

fullsizeoutput_3a20

CASTELO DE KARLSTEJN

Andar de bicicleta é uma das atividades preferidas dos checos durante o verão e um dos melhores lugares para o fazer é ao longo de uma ciclovia que conduz até ao Castelo de Karlstejn, a antiga residência de Charles IV — o rei responsável por todas as belezas góticas que Praga oferece aos visitantes.

Não deixe de visitar a famosa capela da Santa Cruz, que faz parte do tour do Castelo de Karlstejn. Ela só pode ser vista durante o verão (desde que reserve com antecedência)

Se ficar cansado e não lhe apetecer voltar de bicicleta para o centro da cidade, apanhe um comboio. Os caminhos de ferro checos oferecem um serviço frequente e bastante confortável.

 

Artigo Patrocinado pela TAP e originalmente publicado no SAPO Viagens (atualizado em Agosto de 2022)

3 comentários

Comentar post