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The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

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Seg | 28.03.22

Aerofobia | Como acalmar a ansiedade antes de entrar no avião

A aerofobia ou o medo de voar, afeta mais pessoas do que à partida poderíamos supor.  Pode estar ligado a outros problemas como o medo das alturas ou o medo de ficar em locais fechados; Pode existir desde sempre, mesmo em quem nunca andou de avião ou aparecer subitamente e afetar até os viajantes mais experientes.

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Já todos ouviram dizer que “é mais seguro andar de avião do que de automóvel na estrada”, mas para quem sofre de aerofobia, isso pouco ou nada significa porque o medo, apesar de ser uma emoção importante para a nossa sobrevivência, é muitas vezes ilógico.

De acordo com a Anxiety and Depression Association of America, a maioria dos indivíduos que sofre desta fobia concorda que voar é seguro, mas não consegue deixar de pensar que é assustador. Eles têm dificuldade de conciliar o seu medo com as estatísticas de segurança.

Então o que fazer quando a razão não funciona?

Bom a verdade é que não há cura instantânea para a ansiedade que o medo de voar provoca no aerofóbico, mas alguns passos simples podem ajudar a enfrentar esse tormento e evitar um pânico maior no momento de embarcar no avião. 

1 - Tente descobrir os gatilhos que desencadeiam o medo

Pense no que desencadeia a sua ansiedade. Estar num avião (obviamente!), mas seja mais específico. O seu medo decorre de se sentir confinado? Começa no aeroporto ou só quando embarca no próprio avião? Ele aumenta durante a descolagem, quando o avião está a aterrar ou apenas durante a turbulência?

Descubra o que o assusta e examine como a sua reação de ansiedade é desencadeada. O objetivo é identificar os seus gatilhos específicos, para que possa gerir melhor o medo e até controlá-lo. Aprender o que o desencadeia a fobia  facilita a sua desativação.

Se é a sensação de confinamento que desencadeia a sua ansiedade, escolha um assento no corredor ou perto da saída de emergência para sentir que tem mais espaço. Se for a turbulência que o stressa, reserve alguns momentos para estudar as principais causas deste fenómeno dias antes do seu voo e imagine o que vai fazer para se acalmar se isso acontecer. Pode praticar exercícios respiratórios que ajudam a relaxar;  pesquisar no YouTube e gravar uma visualização guiada que possa ouvir durante o voo; repetir um mantra ou apertar um daqueles brinquedos anti-stress para desviar a sua atenção do problema.

Exercícios de visualização e respiração nem sempre são fáceis de fazer num ambiente stressante, mas terá mais chances de sucesso se tiver praticado o exercício, várias vezes antes do dia da viagem, sentado no seu próprio sofá.

2 - Prepare um “kit de auto-cuidado” para colocar na sua bagagem de mão

O deve colocar no seu kit de auto-cuidado? Depende do que lhe acalma. Talvez ajude ter um brinquedo anti-stress, um livro ou jogos. Leve tampões para os ouvidos se o barulho do avião o incomodar, ou uma máscara facial macia e um pequeno cobertor confortável que lhe ajude a dormir. Estes são pequenos confortos, que podem ajudar a aumentar a sensação de preparação que ajude a compensar a impressão de que não está no controle da situação.

3 - Prepare uma lista de reprodução com as suas músicas preferidas

Certifique-se de ter conteúdo suficiente para o número de horas que demora o voo, e mais algumas. Tente escolher músicas suaves e músicas que o deixem feliz e calmo.

A distração e a recordação de bons momentos, tantas vezes associados à música, pode ajudar a reduzir a ansiedade.

4 - Antes do voo escolha alimentos que ajudem a aumentar o seu bem-estar mental

Se vai viajar, tenha consciência que este não é o momento de experimentar um novo prato cheio de condimentos e molhos. Espere para provar as novidades quando chegar ao seu destino. Antes de entrar no avião, escolha as suas refeições e bebidas com um pouco mais de cuidado, para evitar azia, má digestão ou qualquer outro desconforto físico.

Na manhã do voo, coma com o objetivo de nutrir o seu cérebro e deixar o seu corpo confortável. Não entre no avião com fome. Se possível faça uma refeição completa e equilibrada, com proteínas e hidratos de carbono, antes de voar. Evite consumir demasiado açúcar, cafeína ou qualquer outra coisa que possa aumentar a sensação de nervosismo. Beber água é sempre a melhor opção.

5 - Viagem confortável

Use roupas confortáveis, que não o apertem, para minimizar a sensação de desconforto corporal e mantenha-se hidratado, bebendo água com frequência enquanto estiver no avião.

6 - Informe os seus companheiros de viagem de como o podem ajudar

Se for viajar acompanhado, é bom que o seu companheiro de viagem saiba o que lhe assusta e o que pode fazer para lhe ajudar a lidar com a ansiedade e o medo durante o voo. Para algumas pessoas, poder apertar a mão de quem está sentado ao seu lado, pode transmitir maior conforto e segurança. Outros podem preferir que ninguém fale com elas durante todo o voo. Cada pessoa é diferente, por isso assegure-se de que explica  claramente o que acha mais útil para aliviar os seus anseios.

 

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